Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-10-2008

Incêndios perto de Los Angeles (EUA) deixam ao menos dois mortos
Bombeiro passa por casa em chamas, em Sylmar, na Califórnia; duas pessoas já morreram no Estado devido aos incêndios.
Incêndios perto de Los Angeles (EUA) deixam ao menos dois mortos
Foto: Reuters

da Efe, em Los Angeles

Dois focos de incêndio deixaram ao menos dois mortos e 2.500 hectares de terreno destruídos nas proximidades da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, a Califórnia declarou estado de emergência devido às chamas.

Em Porter Ranch, no Vale de San Fernando, o fogo consumiu mais de 800 hectares na noite desta segunda, segundo o jornal "Los Angeles Times". O fogo também obrigou o fechamento da estrada 118 perto de Chatsworth, onde a fumaça pode ser sido a causa de um acidente no qual um motorista morreu. A outra vítima, aparentemente um sem-teto, estava na região de Lake View Terrace.

Pelo menos mil bombeiros lutam para controlar as chamas, atiçadas pelo fenômeno conhecido por Ventos de Santa Ana, que no início de cada outono na Califórnia cria condições favoráveis para os incêndios em uma região castigada pela seca há dois anos.

No ano passado, uma série de incêndios, nesta mesma época, matou oito pessoas, destruiu 2.000 imóveis e desalojou 640 mil pessoas.

Os incêndios começaram no domingo (12) perto de Los Angeles (Califórnia) e destruíram 37 casas móveis. Os serviços de emergência informaram que cerca de 3.800 pessoas foram retiradas nas últimas horas.

O fogo tinha sido contido em 20% durante a noite passada, mas agora esse número se reduziu a 5% por causa dos ventos. "Como estava previsto, os ventos de Santa Ana apareceram e conseguiram que as chamas se estendessem além da zona contida", disse Michael Freeman, chefe de bombeiros do condado de Los Angeles.

"Se você está na direção do fogo, pegue seus pertences de mais valor e deixe o local", avisou o inspetor do corpo de bombeiros do condado Frank Garrido.

Uma investigação foi aberta para determinar o que causou o incêndio.

Incêndios perto de Los Angeles (EUA) deixam ao menos dois mortos.

Bombeiro passa por casa em chamas, em Sylmar, na Califórnia; duas pessoas já morreram no Estado devido aos incêndios.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir