Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-10-2008

Nave Soyuz se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional
A nave Soyuz TMA-13 com a nova tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS) e o sexto turista espacial a bordo se acoplou hoje com sucesso à plataforma orbital
Nave Soyuz se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional
Foto: Reuters/NasaTV

Moscou, 14 out (EFE).- A nave Soyuz TMA-13 com a nova tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS) e o sexto turista espacial a bordo se acoplou hoje com sucesso à plataforma orbital.

A nave se acoplou às 12h26 hora de Moscou (5h26 de Brasília) em regime automático e aproximadamente em uma hora e meia os astronautas abrirão as escotilha e passarão ao laboratório orbital, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais russo.

Os novos tripulantes da ISS são o russo Yuri Lonchakov, o americano Michael Fincke e o turista espacial Richard Garriott, que voltará à Terra no dia 24 de outubro.

O acoplamento foi exibido em um telão na sala do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, e assistido, entre outros, pelos pais de Garriott e do cosmonauta russo Serguei Volkov, que deixará a ISS no dia 24, informou a agência "Interfax".

A manobra também foi seguida por Anatoli Permínov, diretor da agência espacial russa Roscosmos, e Vitali Lopota, presidente do consórcio Energuia, fabricante das naves Soyuz.

Após igualar a pressão entre o cargueiro e a ISS e comprovar o estado hermético das comportas, a tripulação abrirá a escotilha da nave e da plataforma orbital para entrar na estação.

Nave Soyuz se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional.

A nave Soyuz TMA-13 com a nova tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS) e o sexto turista espacial a bordo se acoplou hoje com sucesso à plataforma orbital. Além do russo Yuri Lonchakov, a nave levou o americano Michael Fincke e o turista espacial Richard Garriott (à esquerda), que voltará à Terra no dia 24 de outubro.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir