Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-10-2008

Líderes de Brasil, Índia e África do Sul se reúnem
O presidente Lula é recebido pelo secretário de Relações Exteriores da Índia, Anand Sharmaarrives, em sua chegada a Nova Déli
Líderes de Brasil, Índia e África do Sul se reúnem
Foto: EFE

NOVA DÉLHI, 14 Out 2008 (AFP) - Brasil, África do Sul e Índia realizarão uma reunião de cúpula em Nova Délhi na quarta-feira, com a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir a crise financeira mundial, a crise de alimentos e o preço dos combustíveis, indicou nesta terça-feira um funcionário indiano de alto escalão.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, receberá o presidente Lula e o presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, em Nova Délhi, para a terceira reunião anual Índia-Brasil-África do Sul (IBSA).

"A reunião de cúpula dará aos líderes a oportunidade de trocar idéias sobre assuntos internacionais e regionais (...) Não tenho dúvida de que isso incluirá a crise financeira mundial e questões de segurança alimentar e energética", disse Nalin Surie, funcionário do Ministério das Relações Exteriores indiano.

O IBSA foi criado em 2003.

As autoridades estatais dos três países, cuja soma de suas populações chega a 1,3 bilhão de pessoas, acreditam que o trabalho conjunto é a melhor maneira de obter resultados em temas como as negociações da Rodada de Doha e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os Estados-membros do IBSA buscam também um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

A meta de comércio trilateral entre os países do IBSA é de 15 bilhões de dólares para 2010, contra os 10 bilhões há um ano.

Na segunda-feira, o chanceler indiano, Pranab Mukherjee, afirmou que os três países decidiram elevar essa soma para 15 bilhões de dólares.

Esse "objetivo de 15 bilhões de dólares de comércio entre os três países" será alcançado com o desenvolvimento de projetos em "saúde, agricultura, educação, transportes, energia, ciências e novas tecnologias", disse o ministro indiano das Relações Exteriores, em uma conferência de profissionais da imprensa dos três países emergentes.

Lula chegará nesta terça-feira a Nova Délhi para participar de uma reunião na qual as três potências tentarão, também, impulsionar as negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Surie disse que os países do IBSA assinarão nesta reunião de cúpula até sete acordos e planos de ação para fortalecer ainda mais seus laços comerciais, de investimento e relativos ao meio ambiente, entre outras áreas.

A cooperação entre os três se "desenvolveu bem" e como grupo o IBSA está "aumentando sua presença", disse Surie.

Admitiu que o assunto das conexões aéreas entre os três é uma área problemática e que as coisas estão melhorando "um pouco mais lentamente do que gostaríamos".

Mas "as oportunidades que se apresentaram com a cooperação entre os três foram enormes", destacou, acrescentando que empresas indianas estão investindo no Brasil e na África do Sul e que a Índia recebe investimentos desses dois países.

Líderes de Brasil, Índia e África do Sul se reúnem para discutir crise financeira.

O presidente Lula é recebido pelo secretário de Relações Exteriores da Índia, Anand Sharmaarrives, em sua chegada a Nova Déli para participar da 3ª Reunião de cúpula entre Brasil, Índia e África do Sul, que ocorre amanhã.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir