Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 15-10-2008

Vendaval provoca destruição em cidade no interior do RS
Um vendaval destelhou 150 casas na cidade de Esmeralda, no interior do RS, na noite de ontem. Escolas e prédios públicos também ficaram parcialmente destruídos
Vendaval provoca destruição em cidade no interior do RS
Foto: Porthus Junior/Agência RBS

Um vendaval de poucos minutos gerou destruição na cidade de Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. De acordo com informações do "Zero Hora", casas, escolas e prédios públicos tiveram telhados destruídos pelo temporal que aconteceu na noite de ontem.

Cerca de 150 imóveis e plantações de trigo e amora registraram algum tipo de dano. O prefeito da cidade estuda a possibilidade de decretar situação de calamidade pública. Ainda segundo o "Zero Hora", há problemas de falta de energia e as aulas foram suspensas em uma escola da região.

Chuvas atingiram outra cidades da região Sul devido à frente fria que está sobre o Estado.

A frente fria que atinge a Região Sul provocou chuvas bastante significativas no Rio Grande do Sul. De ontem para hoje, algumas localidades gaúchas acumularam mais da metade das chuvas previstas para o outubro.

Santana do Livramento foi a recordista em volume de chuvas. Na cidade, choveu 99 mm nas últimas 24 horas, o que corresponde a 60% da média do mês.

Em São Gabriel, choveu 75 mm em 24 horas, o equivalente a 47% do volume de chuvas esperado em outubro.

Na cidade de Quaraí, a precipitação também foi elevada. Em menos de 24 horas, choveu quase a metade do esperado para outubro (67 mm), número que somado às demais chuvas que já ocorreram neste mês, chegam a 52% (78 mm).

Segundo os meteorologistas da Somar, a previsão é de que as chuvas continuem nas três cidades. Em São Gabriel a precipitação se estende até terça (14), e em Santana do Livramento e Quaraí até a quarta-feira (15).

Vendaval provoca destruição em cidade no interior do RS.

Um vendaval destelhou 150 casas na cidade de Esmeralda, no interior do RS, na noite de ontem. Escolas e prédios públicos também ficaram parcialmente destruídos. A prefeitura contabiliza também danos nas lavouras de trigo e amora. O prefeito estuda a possibilidade de decretar situação de calamidade pública.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir