Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-10-2008

Sequestro em SP
Lindenberg Fernandes Alves mant�m a ex-namorada (foto) como ref�m h� dois dias em um apartamento no conjunto habitacional do CDHU no Jardim Santo Andr�
Sequestro em SP
Foto: Rivaldo Gomes/Folha Imagem

da Folha Online

O programa "A Tarde � Sua", da Rede TV!, exibiu na tarde desta quarta-feira uma entrevista com o ajudante de produ��o Lindemberg Fernandes Alves, 22, que mant�m a ex-namorada ref�m desde segunda-feira (13) em Santo Andr� (Grande S�o Paulo). � apresentadora Sonia Abr�o o rapaz disse que vai soltar a garota, mas se recusou a informar o hor�rio. Com medo da pol�cia, ele afirmou que entregar� as duas armas, descarregadas, para a adolescente e que sair� do apartamento com as m�os para o alto.

Alves tamb�m conversou com a Folha Online, por telefone, e disse que n�o teria condi��es de pensar no desfecho do caso.

� TV o rapaz disse que vai deixar as armas com a adolescente no momento da rendi��o. "Vou deixar nas m�os dela [as armas]. Na melhor hora eu vou fazer isso. � dif�cil ter confian�a da pol�cia, acreditar na pol�cia", disse.

Ele demonstrou ter medo de ser baleado pela pol�cia. "Depende do comandante n�o fazer "palha�ada". Falei para ele [negociador] n�o se aproximar. E se tiver um cara atr�s da porta me esperando?. Os caras s�o inteligentes. N�o confio na pol�cia."

Policiais militares do Gate (Grupo de A��es T�ticas Especiais), da Pol�cia Militar, negociam a rendi��o de Alves e a entrega da garota desde a noite de segunda-feira. Seis atiradores de elite est�o posicionados ao redor do apartamento.

A adolescente ref�m, que tem 15 anos, tamb�m falou ao programa e demonstrou ter medo da rea��o de Alves durante sua liberta��o.

"Pe�o para os policiais tranq�ilidade, fazer o que ele pedir. Vai dar tudo certo. Eu estou bem, ele est� me tratando bem. Est� todo mundo calmo, agora a situa��o est� sob controle. Ele [Alves] "t�" cheio de bala, ent�o qualquer decis�o precipitada vai me prejudicar. Minha vida est� nas m�os dos policiais. Na melhor hora ele vai me liberar", disse a garota � apresentadora.

Fam�lias

Alves tentou tranq�ilizar sua fam�lia durante a entrevista ressaltando que, ao libertar os amigos de sua ex-namorada --dois garotos libertados ainda na segunda-feira e uma adolescente liberada na noite de ter�a-feira (14)-- n�o houve problemas.

"S� quero deixar minha m�e e minhas irm�s "confort�vel" de que vai ficar tudo tranq�ilo. No melhor momento, n�o ser� por for�a e por cobran�a, vou liberar [a adolescente]. Quando soltei os meninos, n�o foi tudo "de boa"?", disse Alves.

Suzi Fernandes Alves, 26, irm� do rapaz, disse no in�cio da tarde de hoje que a m�e deles est� sendo medicada com calmantes desde a �ltima segunda-feira, quando come�ou o seq�estro. "Eu queria falar para ele se entregar porque minha m�e e todos n�s estamos sofrendo muito", afirmou Suzi.

O pai e a m�e da adolescente mantida ref�m acompanham o seq�estro de um pr�dio em frente ao edif�cio onde a filha � mantida em c�rcere privado.

Acompanhados de religiosos, eles contaram � Folha Online que, por influ�ncia da filha deles, Alves chegou a ir por algum tempo � igreja evang�lica que a fam�lia freq�enta. Amigos da fam�lia afirmaram que o rapaz sempre se mostrou tranq�ilo.

Por volta do meio-dia, a m�e da garota se desesperou ao v�-la aparecer na janela. Ela gritou bastante, mas foi contida por amigos. Naquele hor�rio, a menina usou uma corda feita com len��is para pegar alimentos.

Ref�ns

A adolescente foi rendida em casa, quando estudava com tr�s amigos --uma menina e dois garotos, todos j� libertados.

Alves, inconformado com o fim do namoro, est� armado com dois rev�lveres e tem um saco cheio de balas, segundo a pol�cia. De acordo com familiares, eles namoraram por tr�s anos e terminaram h� um m�s, por iniciativa dele. Ela teria se recusado a reatar.

Desde o in�cio do seq�estro, ele disparou quatro tiros em dire��o �s pessoas que acompanham a movimenta��o. Ningu�m se feriu.

Segundo o comandante do batalh�o do Gate, tenente-coronel Fl�vio Jari Depieri, o rapaz demonstrou "picos de agressividade" durante as negocia��es realizadas ontem.

Ci�me

Colegas de escola das duas garotas mantidas ref�ns afirmam que Alves � ciumento e agressivo.

Dos tr�s amigos da adolescente tamb�m rendidos por Alves, os dois meninos foram libertados na noite de segunda-feira. A garota, que deixou o im�vel na noite de ontem, se negou a deixar o apartamento antes para n�o deixar a amiga sozinha com o ex-namorado, de acordo com parentes.

As duas meninas s�o amigas desde o ensino fundamental.

TV exibe entrevista em que rapaz que mant�m ref�m diz ter medo da pol�cia.

Lindenberg Fernandes Alves mant�m a ex-namorada (foto) como ref�m h� dois dias em um apartamento no conjunto habitacional do CDHU no Jardim Santo Andr�. Em entrevista a um programa de TV, o rapaz diz ter medo da pol�cia.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir