Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-10-2008

Manifestantes simulam cemitério no Rio de Janeiro
Com cruzes, caveiras e cigarros gigantes, ONG Aliança de Controle ao Tabagismo protesta na praia de São Conrado, zona sul do Rio
Manifestantes simulam cemitério no Rio de Janeiro
Foto: Ronie Farias/CPDoc JB

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
No Rio de Janeiro
Um protesto criativo para chamar a atenção da população sobre os riscos do fumo. Foi com esse objetivo que a Organização Não Governamental (ONG) Aliança de Controle ao Tabagismo montou hoje (15) na praia de São Conrado, na zona sul do Rio, um cenário que simulava um cemitério, com 200 cruzes simbolizando as 200 mil mortes que ocorrem a cada ano no Brasil em função do tabagismo.

Durante toda a manhã, voluntários, alguns fantasiados de caveiras, distribuíram panfletos a quem passava pelo local, alertando para os efeitos nocivos do fumo.

De acordo com a diretora de comunicação da ONG, Ana Monteiro, a manifestação foi organizada porque de hoje até sexta-feira (170 acontece em um hotel de São Conrado uma reunião de fabricantes de tabaco na América Latina. Segundo Ana, o tom bem-humorado utilizado durante o protesto mobiliza a população.

"A gente pretende alertar a população para os efeitos nocivos do fumo e para o marketing muitas vezes agressivo utilizado pela indústria do cigarro direcionado até aos jovens. É preciso estar alerta", afirmou.

O advogado Pedro Carvalho, que passou pelo local na manhã de hoje, elogiou a iniciativa. "Apesar de não ser fumante, acho essa mobilização válida, porque ajuda a não esquecer os males que o tabagismo causa.

Todo mundo já sabe sobre as inúmeras doenças atribuídas ao fumo, mas é bom chamar a atenção rotineiramente. Os fumantes fazem mal não apenas a si próprios, mas também a quem convive com eles", disse.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz, divulgada no início de 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou, somente em um ano, mais de R$ 330 milhões no tratamento de pacientes com 35 anos ou mais, com doenças atribuídas ao tabagismo.

Manifestantes simulam cemitério no Rio de Janeiro para protestar contra tabagismo.

Com cruzes, caveiras e cigarros gigantes, ONG Aliança de Controle ao Tabagismo protesta na praia de São Conrado, zona sul do Rio, onde acontece uma reunião de fabricantes de tabaco na América Latina.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir