Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 17-10-2008

Quatro policiais morrem em atentado suicida no Paquistão
Delegacia de polícia é destruída por ataque suicida em Mingora, no Paquistão; quatro policiais morreram.
Quatro policiais morrem em atentado suicida no Paquistão
Foto: AP

colaboração para a Folha Online

Ao menos quatro policiais morreram e outros 16 ficaram feridos na manhã desta quinta-feira, em um atentado suicida contra uma delegacia do vale de Swat, no norte do Paquistão, informou a polícia. Até o momento nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado.

Os insurgentes abriram fogo contra a delegacia da cidade de Mingora pouco depois da meia-noite. Logo depois um carro carregado de bombas detonou e explodiu o prédio da polícia; uma loja ao lado também foi danificada pela explosão.

O atentado causou pânico na região e as autoridades ordenaram o desdobramento de mais forças de segurança para restabelecer a ordem. Os feridos foram transferidos para o hospital Syed Sharif, próximo ao lugar do atentado, que já foi condenado pelo primeiro-ministro paquistanês, Yousaf Raza Gilani.

O vale de Swat é uma das zonas nas quais o Exército paquistanês desenvolve atualmente operações contra a insurgência. Os combates entre militares e insurgentes na região já duram mais de um ano.

Os fundamentalistas paquistaneses, em boa parte assentados em zonas tribais no noroeste do país, têm reagido aos ataques americanos na região. O Exército dos Estados Unidos e do Paquistão, aliados no combate ao terrorismo, têm realizado uma série de ofensivas à caça de insurgentes do Taleban e de terroristas da rede Al Qaeda, provenientes do Afeganistão e escondidos perto da fronteira.

Desde o final de julho, o Exército estima que 500 rebeldes do Taleban morreram em ofensivas militares. Com isso, a violência cresceu nos últimos meses com atentados suicidas e ataques contra as forças de segurança.

Ataque aéreo

Também nesta quinta-feira, ao menos outras quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas em um ataque com mísseis contra uma residência na região tribal do Waziristão do Sul, também perto da conflituosa fronteira com o Afeganistão.

Testemunhas locais atribuíram os ataques a aviões americanos não pilotados. De acordo com o depoimentos dados ao canal de TV Dawn, três projéteis de aviões teleguiados saídos do Afeganistão foram atirados contra a casa do líder tribal local Ghazi Khan Mehsud na região de Sam Kunigram.

O ataque, lançado contra uma área de difícil acesso, não foi confirmado por fontes oficiais.

Segundo a imprensa paquistanesa, é a primeira vez que uma operação desta natureza tem como alvo um membro da tribo Mehsud, à qual pertence o principal líder do Taleban no Paquistão, Baitullah Mehsud. Ele pertence ao movimento Tehrik-e-Taleban Pakistan (TTP), uma organização que reúne grupos talebans paquistaneses e que reivindicou a maioria dos últimos atentados no país.

Com Efe e France Presse

Quatro policiais morrem em atentado suicida no Paquistão.

Delegacia de polícia é destruída por ataque suicida em Mingora, no Paquistão; quatro policiais morreram.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir