Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-10-2008

Tailândia e Camboja decidem cessar hostilidades
Soldado cambojano carrega armamento durante patrulha perto da área que abriga as ruínas do templo de Preah Vihear
Tailândia e Camboja decidem cessar hostilidades
Foto: Adrees Latif/Reuters

Bangcoc, 16 out (EFE).- A Tailândia e o Camboja decidiram hoje cessar hostilidades e concordaram em efetuar patrulhamentos conjuntos na fronteira, em disputa situada em torno das ruínas do templo de Preah Vihear, um dia depois do confronto armado que colocou os dois países à beira de uma guerra.

O acordo foi assinado durante a reunião que os chefes militares das tropas da Tailândia e do Camboja na região tiveram em Kantaralak, na província tailandesa de Sisaket.

"Realizaremos patrulhamentos conjuntos para prevenir que incidentes similares se repitam", disse o general Wiboonsak Neeparn, do comando militar do oeste da Tailândia e chefe da delegação de seu país.

"Não houve muitos avanços na reunião, mas as duas partes se comprometeram a manter suas forças onde estão", acrescentou o general Neeparn.

O chefe da delegação militar do Camboja, general Srey Deok, disse que a iniciativa de realizar patrulhas conjuntas de soldados armados evitará novos conflitos.

As tropas da Tailândia e do Camboja se enfrentaram ontem após quatro meses de tensão causada pela disputa pela soberania da área em torno das ruínas de Preah Vihear, legado arquitetônico do antigo império khmer.

Antes do encontro bilateral, a Tailândia desdobrou várias centenas de soldados de forças especiais, e o Camboja fez o mesmo em seu território.

Além de participar da reunião, o general Neeparn inspecionou as tropas tailandesas e as medidas de segurança adotadas para proteger a população civil que vive na área próxima ao Camboja.

Do outro lado da fronteira, centenas de civis cambojanos se somaram àqueles que, no dia anterior, abandonaram suas casas por temerem se transformar em vítimas do conflito.

A Tailândia defende a postura que os contingentes militares dos dois países deveriam sair da região ao mesmo tempo, mediante um plano de ação coordenada dirigido por um comitê bilateral.

Tailândia e Camboja decidem cessar hostilidades em disputa por templo.

Soldado cambojano carrega armamento durante patrulha perto da área que abriga as ruínas do templo de Preah Vihear, local que, nos últimos dias, quase gerou uma guerra entre Tailândia e Camboja; países decidiram cessar hostilidades.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir