Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-10-2008

Bovespa sustenta alta após manhã instável
Nos EUA, bolsas operam sem direção definida; Europa tem alta. Mercados registraram forte volatilidade na véspera.
Bovespa sustenta alta após manhã instável
Foto: www.g1.com.br

Depois de uma manhã operando com forte volatilidade, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sustenta alta nesta sexta-feira (17). Às 13h53, o Ibovespa, principal indicador local, subia 3,23%, aos 37.620 pontos.

Apesar da alta, os mercados ainda operam sob influência da crise iniciada pelo sistema financeiro dos Estados Unidos e das previsões de recessão global. Nos Estados Unidos, as bolsas, que sustentavam valorização, agora operam com forte instabilidade. Na Europa, os mercados sobem forte, com a bolsa de Londres valorizando mais de 5%.

Os investidores, no entanto, mantém a cautela em meio à combinação de medidas de estímulo financeiro e de más notícias econômicas. Na quinta-feira, esses sinais conflitantes se refletiram em forte volatilidade nos mercados mundiais.

Em dia de sobe-e-desce, a Bovespa, iniciou a quinta-feira operando com alta, chegou a cair mais de 8% e recuperou parte das perdas no final do pregão, encerrando em baixa de 1,06%.

Ásia

Na Ásia, as principais bolsas oscilaram entre perdas e lucros modestos no fechamento de uma turbulenta semana de negócios. Depois de encerrar a quinta-feira (16) com a segunda maior queda de sua história (perdas de 11,41%), a Bolsa de Valores de Tóquio reagiu nesta sexta-feira (17), e concluiu o pregão com lucro moderado, de 2,78%.

O mercado de valores de Xangai acompanhou a reação observada no Japão e também apresentou ligeiro lucro no encerramento: 1,09%. Mas outras importantes bolsas asiáticas não mostraram a mesma confiança e terminaram suas sessões com perdas. Seul caiu 2,73% e Hong KOng, 4,4%.

Com informações da Reuters, Efe e France Presse

Bovespa sustenta alta após manhã instável
Nos EUA, bolsas operam sem direção definida; Europa tem alta.
Mercados registraram forte volatilidade na véspera.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir