Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Termina a retirada dos principais órgãos de Eloá
Coração seguiu para a Beneficência Portuguesa
Termina a retirada dos principais órgãos de Eloá
Foto: Reprodução

A equipe médica concluiu a retirada dos principais órgãos para transplante de Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, morta após ser atingida por um tiro na cabeça depois de passar mais de 100 horas como refém do ex-namorado, em Santo André, no ABC. O transporte dos órgãos começou na madrugada desta segunda-feira (20) e alguns já haviam chegado ao destino antes de amanhecer.

O coração da adolescente foi o primeiro órgão a deixar o Centro Hospitalar de Santo André. Por volta das 4h, foi transportado para o Hospital Beneficência Portuguesa, na Bela Vista, na região central de São Paulo. Conduzido por uma equipe, o órgão foi levado em um recipiente apropriado dentro de uma ambulância.

Meia hora depois foram levados os pulmões da menina, para o Instituto do Coração (Incor). Por volta de 5 horas, seguiu um veículo com uma equipe médica para o Instituto Dante Pazzanese, porém, sem informar qual órgão (ou quais órgãos) estava sendo transportado. Nesse mesmo horário estavam prestes a deixar o local córneas e baço.

Até por volta de 5h30, não havia ainda informação sobre transferências para outros centros hospitalares de pâncreas, rins e fígado.

Pacientes

Os nomes dos pacientes que receberão os órgãos da menina não foram informados. Os receptores foram selecionados domingo (19).

Eloá teve morte cerebral constatada na madrugada deste domingo. A família autorizou a doação de todos os órgãos. Após exames laboratoriais, todos foram considerados aptos para transferência.

Segundo a assessoria de imprensa do Centro Hospitalar de Santo André, sete órgãos já tem destinação: fígado, coração, pulmões, córneas, rins, pâncreas e intestino. Os hospitais dos pacientes selecionados já começaram a preparar as operações de transferência.

Termina a retirada dos principais órgãos de Eloá. Coração seguiu para a Beneficência Portuguesa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir