Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Órgãos de Eloá devem beneficiar pelo menos 5 pessoas
Mulher de 39 anos recebeu o coração nesta segunda-feira
Órgãos de Eloá devem beneficiar pelo menos 5 pessoas
Foto: Reprodução

Os órgãos da adolescente Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, devem beneficiar pelo menos cinco pessoas que aguardam na fila de transplantes, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde.

A família autorizou a doação dos órgãos após ser constatada a morte encefálica da garota na noite do sábado (18). Eloá foi atingida com um tiro na cabeça, na sexta-feira (17), após ter sido feita refém por 100 horas pelo ex-namorado Lindemberg Alves, de 22 anos.

O pulmão da jovem foi encaminhado para transplante no Instituto do Coração (Incor), e o fígado, para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O coração e o pâncreas foram para o Hospital Beneficência Portuguesa. O coração já foi transplantado para uma mulher de 39 anos. No caso do pâncreas, o beneficiário pode mudar, dependendo do exame de compatibilidade dos rins. Segundo a secretaria, o receptor precisa de um transplante simultâneo de pâncreas e rim e o resultado do exame deve sair apenas na tarde desta segunda.

As córneas seguiram para o banco de córneas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e ainda não há definição sobre quem irá recebê-las. De acordo com a secretaria, as córneas podem ser preservadas durante 10 a 14 dias.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que de janeiro a 20 de outubro deste ano houve 1.043 transplantes no estado, o que representa aumento de 18,5% em relação aos 881 realizados no mesmo período de 2007. Foram 338 doadores neste ano, até agora, contra 294 no ano passado.

Coração

Uma mulher de 39 anos recebeu nesta segunda-feira o coração da adolescente Eloá. A cirurgia foi realizada no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, que fica na região central da capital paulista.

O coração chegou ao hospital às 5h15. O procedimento de transplante durou 5h30, e terminou às 8h30. Outros dois órgãos da adolescente foram para o hospital: pâncreas e rim. Ainda não há informações sobre os demais receptores.

Corpo no IML

O corpo da adolesceste Eloá Cristina Pimentel deixou o Centro Hospitalar de Santo André, no ABC, por volta das 6h30 desta segunda-feira (20) e chegou ao Instituto Médico-Legal (IML) da cidade por volta das 6h45, onde permanecia até por volta das 11h30 desta segunda. A jovem teve morte cerebral constatada na noite de sábado (18), após ser atingida por um tiro na cabeça depois de passar mais de 100 horas como refém do ex-namorado.

Durante a madrugada desta segunda, equipes médicas retiraram os principais órgãos da adolescente para transplantes. Segundo a diretora do hospital, Rosa Maria Aguiar, a retirada dos órgãos começou à 0h30 e terminou às 5h30, tendo envolvido diversas equipes.

O coração da adolescente foi o primeiro órgão a deixar o Centro Hospitalar de Santo André. Conduzido por uma equipe, o órgão foi levado em um recipiente apropriado dentro de uma ambulância em direção ao Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Meia hora depois foram levados os pulmões da menina, para o Instituto do Coração (Incor). Por volta das 5h, seguiu um veículo com uma equipe médica para o Instituto Dante Pazzanese, porém, sem informar qual órgão (ou quais órgãos) estava sendo transportado. Nesse mesmo horário estavam prestes a deixar o local córneas e baço.

Perto das 6h, fígado, pâncreas e rins foram levados para o Instituto Dante Pazzaneze e o Hospital Beneficência Portuguesa. As córneas foram levadas de taxi, e não tiveram seu destino informado.

Os nomes dos pacientes que receberão os órgãos da menina não foram informados. Os receptores foram selecionados domingo (19). A família autorizou a doação de todos os órgãos. Após exames laboratoriais, todos foram considerados aptos para transferência.

O velório da jovem deve ser realizado ainda nesta segunda em um cemitério particular de Santo André.

Órgãos de Eloá devem beneficiar pelo menos 5 pessoas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir