Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Escola programa culto ecumênico em homenagem a Eloá
Diretora, no entanto, não sabe dizer quando evento será realizado
Escola programa culto ecumênico em homenagem a Eloá
Foto: Reprodução

A escola onde a adolescente Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, estudava está programando um culto ecumênico em homenagem à jovem, que morreu na noite de sábado (18) depois de levar um tiro na cabeça do ex-namorado. O culto, no entanto, ainda não tem data definida, segundo Nilma Carneiro de Oliveira, diretora da escola estadual Professor José Carlos Antunes, em Santo André, no ABC, onde a adolescente estudava.

De acordo com a diretora, as aulas aconteceram normalmente, mas a turma em que Eloá estudava – a primeira série do ensino médio – não teve aulas nesta segunda-feira (20) porque os alunos quiseram acompanhar o velório da colega. O corpo de Eloá está sendo velado no Cemitério Santo André, também em Santo André. O enterro está previsto para a tarde desta terça-feira (21).

"Ela era uma menina doce, simples, companheira e boa aluna. Também era alegre e muito discreta", descreveu. A diretora contou que o seqüestro da adolescente abalou professores, funcionários e alunos. "Tivemos de trabalhar com o emocional."

Os rumores de que Eloá e mais três alunos da escola eram reféns chegaram aos ouvidos da diretora ainda na segunda-feira (13) à noite, primeiro dia do seqüestro por parte Lindemberg Alves, de 22 anos, ex-namorado de Eloá.

"Na terça-feira (14) pela manhã [horário em que Eloá estudava], tínhamos certeza do que estava acontecendo", contou Nilma. Desde então, contou ela, a rotina da escola foi abalada e os alunos se mostravam tensos e assustados com a situação.

A diretora da escola acredita que a rotina volte ao normal a partir de quarta-feira (22), dia seguinte ao enterro de Eloá. No colégio onde a polícia havia se instalado, em frente ao prédio onde morava a adolescente, a rotina foi estabelecida e já se ouvia o barulho típico de uma escola.

Desejo de justiça

Uma mensagem de pedido de justiça foi escrita na parede do colégio onde a polícia montou um centro de negociação com o seqüestrador. Os comerciantes das proximidades não souberam informar quem a escreveu nem quando a mensagem foi colocada lá.

Choro de Nayara

O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, disse nesta segunda que Nayara Silva, de 15 anos, sabe da morte da amiga Eloá Cristina Pimentel, também de 15. As duas foram baleadas por Lindemberg Alves, de 22 anos, ex-namorado de Eloá, no desfecho de um seqüestro que durou 100 horas. A adolescente chorou muito ao ser informada da morte nesta manhã por um psicólogo e por um psiquiatra do hospital.

Nayara está internada no Centro Hospitalar de Santo André, no ABC. Segundo o secretário de Saúde, a estudante chorou e disse que já esperava que isso pudesse acontecer. Os médicos não tinham dado a notícia para a estudante para não atrapalhar sua recuperação e só resolveram falar nesta segunda por considerar que seu quadro emocional era estável.

Segundo o secretário, a garota alterna períodos de negação e aceitação da situação pela qual passou. "Há momentos em que ela acredita que a situação poderia ter sido diferente e acabar bem. Tem horas que ela acha que ia acabar daquele jeito mesmo", contou.

Nayara deve receber alta na tarde da quarta-feira (22). Desde que recobrou a consciência, ela pedia para se olhar no espelho, mas os médicos preferiram esperar que o inchaço no rosto diminuísse. No domingo (19), a garota recebeu um espelho e, segundo o secretário, demonstrou tranqüilidade. "Como a arma era calibre 32 não fez muita marca", disse Duarte.

A preocupação dos médicos agora é com a reconstrução do céu da boca da paciente. Ela está usando um aparelho que molda e sustenta o céu da boca. Na terça-feira (21), o aparelho deve ser retirado e os médicos vão poder constatar se a medida teve o efeito esperado.

Escola programa culto ecumênico em homenagem a Eloá. Diretora, no entanto, não sabe dizer quando evento será realizado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir