Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Perto do fim do pregão, Bovespa opera perto da estabilidade
Por volta das 16h30, índice brasileiro chegou ao terreno positivo. Investidores acompanham a possibilidade de novo pacote nos EUA.
Perto do fim do pregão, Bovespa opera perto da estabilidade
Foto: www.g1.com.br

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) segue nesta terça-feira a tendência das bolsas internacionais. Após subir 8,36% na véspera e de operar em baixa durante todo dia, o índice Ibovespa - referência para o mercado nacional - atingiu o terreno positivo por volta das 16h30. Às 16h37, exibia alta de 0,06%, aos 39.466 pontos.

Depois alta superior a 8% de segunda-feira, os agentes financeiros voltam a acompanhar o andamentos das bolsas internacionais nesta terça-feira, sobretudo em Nova York, onde as cotações apontam para baixo. Na parte da tarde, os índices americanos também mostravam redução da queda - às 16h39 (horário de Brasília), o Dow Jones tinha queda de 0,46%.

Os mercados esperam novidades sobre um possível novo pacote de ajuda financeira nos EUA, conforme sugerido ontem pelo presidente do Federal Reserve (Fed, Banco Central americano), Ben Bernanke. No entanto, resultados negativos de balanços de empresas como o Bancorp e a Texas Instruments fazem os indicadores recuarem.

Ajudas

Também se aguardam novas notícias sobre a atuação dos governos contra a crise financeira. França e do Japão ofereceram ajuda aos bancos de seus países e o Fundo Monetário Internacional (FMI) prepara intervenções em diversos pontos do globo onde foram identificados problemas financeiros.

O FMI se disse pronto para ajudar o Paquistão - que afirmou precisar de até US$ 15 bilhões -, Islândia e Ucrânia na tentativa de evitar o alstramento da turbulência para os países ainda não diretamente afetados.

No Brasil, o foco é nos depoimentos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central (BC), que estarão na Comissão Geral da Câmara dos Deputados para debaterem a crise internacional com os deputados.

Panorama externo

Na Europa, após operar em alta a maior parte do dia, os mercados inverteram sua rota com a divulgação de resultados corporativos negativos e fecharam em baixa. A exceção foi o mercado de Paris, que teve uma leve valorização nesta terça.

Na Argentina, o índice Merval da Bolsa de Buenos Aires chegou a desabar mais de 10% durante o dia, em reação negativa ante o projeto de estatização do sistema de previdência privada anunciado pela presidente Cristina Kirchner.

Na Ásia, o pregão também teve resultados diferentes. Por um lado, o índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em alta de 3,34%. No entanto, outros mercado registraram perdas: a bolsa de Hong Kong fechou em baixa de 1,84%, enquanto a de Xangai também registrou leve desvalorização de 0,78%.

(Com informações da Reuters, Valor Online, Efe e France Presse)

Perto do fim do pregão, Bovespa opera perto da estabilidade
Por volta das 16h30, índice brasileiro chegou ao terreno positivo.
Investidores acompanham a possibilidade de novo pacote nos EUA.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir