Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Boneco tem no corpo algumas das frases mais famosas de Sarkozy
Sarkozy processa editora por manual de vodu com imita��o de boneco seu
Boneco tem no corpo algumas das frases mais famosas de Sarkozy
Foto: Divulga��o

O presidente da Fran�a, Nicolas Sarkozy, amea�ou processar uma editora caso ela n�o recolha um "manual de vodu" que vem com um boneco do presidente e v�rios alfinetes, informou o advogado de Sarkozy nesta ter�a-feira (21).

O boneco tem impressas no corpo algumas das frases mais famosas de Sarkozy, como "saia daqui, seu pat�tico" -- dita para um manifestante que se recusou a apertar sua m�o em um evento no ano passado. Os leitores do manual s�o encorajados a espetar alfinetes sobre as frases.

"Nicolas Sarkozy me instruiu a lembrar de que, n�o importa seu status ou sua fama, ele tem direitos absolutos e exclusivos sobre sua imagem", escreveu o advogado Thierry Herzog � editora, em uma carta publicada no jornal "Le Monde".

Confirmando os detalhes � ag�ncia de not�cias Reuters, Herzog disse que processar� a editora caso n�o recolha o produto. A empresa lan�ou 20 mil c�pias do manual com o boneco.

A editora tamb�m lan�ou uma boneca de S�gol�ne Royal, rival de Sarkozy nas �ltimas elei��es presidenciais francesas. O advogado dela disse que tamb�m est� considerando um processo.

De acordo com uma cren�a bastante difundida, os seguidores do vodu espetam alfinetes em bonecos que representam seus inimigos, para amaldi�o�-los � dist�ncia. No entanto, especialistas em vodu dizem que o costume n�o � bem compreendido e, por isso, foi deturpado por quem n�o pratica a religi�o.

Sarkozy processa editora por manual de vodu com imita��o de boneco seu
Boneco tem no corpo algumas das frases mais famosas de Sarkozy.
Os leitores do manual s�o encorajados a espetar alfinetes sobre as frases.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir