Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Destroyer russo segue para águas somalis para combater piratas
Imagem de arquivo datada de 2006 mostra o destroyer russo Neustrashimy no porto de Baltiisk, Rússia
Destroyer russo segue para águas somalis para combater piratas
Foto: AP

ISMAILIA, Egito (Reuters) - O destroyer russo Neustrashimy atravessou o canal de Suez em direção ao sul nesta terça-feira, a fim de conter a pirataria nas águas da Somália, informaram fontes da Autoridades do Canal de Suez.

Os piratas somalis têm causado destruições no mar arábico, um dos canais mais movimentados para o transporte de carga do mundo. Eles lucraram milhões com sequestros, levantando custos de seguros e ameaçando carregamentos humanitários.

Eles sequestraram mais de 30 navios neste ano e receberam de 18 a 30 milhões de dólares em resgate, transformando as águas próximas à Somália nas mais perigosas do mundo.

Sete navios de guerra da Otan -- enviados por Itália, Alemanha, Grécia, Turquia e Grã-Bretanha -- passaram pelo canal de Suez na semana passada, em um missão similar na costa somali. A Índia também enviará um navio de guerra à área.

(Por Yusri Mohamed)

Destroyer russo segue para águas somalis para combater piratas.

Imagem de arquivo datada de 2006 mostra o destroyer russo Neustrashimy no porto de Baltiisk, Rússia. O navio atravessou o canal de Suez em direção ao sul nesta terça-feira, a fim de conter a pirataria nas águas da Somália.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir