Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Independentistas de Taiwan agridem negociador chinês
Imagem registrada pela emissora "TVBS" mostra grupo de independentistas taiuaneses atacando o negociador da China para a aproximação com Taiwan, Zhang Mingqing
Independentistas de Taiwan agridem negociador chinês
Foto: Reuters/CTV-China Television Company

Taipé, 21 out (EFE).- Um grupo de independentistas taiuaneses atacaram hoje o negociador da China para a aproximação com Taiwan, Zhang Mingqing, durante sua visita à cidade de Tainan.

A emissora local "TVBS" mostrou um grupo de agressores que empurravam batiam em Zhang quando ele visitava junto a um grupo de analistas um monumento da localidade.

Zhang chegou a ser derrubado e encontrou muita dificuldade para conseguir chegar a seu automóvel. Um dos agressores subiu no teto do carro que levava o chinês e o atacou repetidas vezes.

O negociador chegou à ilha no domingo passado, na qualidade de decano da Faculdade de Jornalismo de Xiamen, para participar de um simpósio, e no momento da agressão visitava o Templo de Confúcio, a primeira universidade de Taiwan.

Parlamentares do governante Partido Kuomintang condenaram o incidente.

Analistas na ilha apontam que a visita de Zhang tem como objetivo principal preparar a chegada a Taiwan do principal negociador chinês, Chen Yunlin, prevista para antes do fim deste ano.

O independentista PDP organizou uma manifestação contra a chegada de Chen Yunlin para 25 de outubro, na qual esperam reunir centenas de milhares de taiuaneses.

Independentistas de Taiwan agridem negociador chinês.

Imagem registrada pela emissora "TVBS" mostra grupo de independentistas taiuaneses atacando o negociador da China para a aproximação com Taiwan, Zhang Mingqing, durante sua visita à cidade de Tainan.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir