Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-10-2008

Vinte e sete mil pessoas vão ao velório de Eloá
Número foi dado pela administração do cemitério e pela Guarda Municipal
Vinte e sete mil pessoas vão ao velório de Eloá
Foto: Reprodução

O administrador do Cemitério Santo André, no ABC, Altimar Augusto Fernandes, e a Guarda Municipal, através do inspetor operacional Cláudio, estimaram que cerca de 27 mil pessoas estiveram no velório da estudante Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, até 0h30 desta terça-feira (21).

Altimar havia contabilizado a entrada de 27 mil pessoas entre 15h30 de segunda-feira (20) e 0h30 desta terça (21). Após esse horário, o fluxo de visitantes diminuiu. "Depois das 21 horas, a amostragem na entrada do cemitério indicou a passagem de 50 pessoas por minuto, o que resulta em 3 mil visitantes por hora. Esse índice de amostragem se repetiu ao longo de todo o dia", afirmou Altimar.

A Guarda Municipal contabilizou o mesmo número de visitantes. O inspetor operacional Cláudio disse que a amostragem ocorreu no salão onde a adolescente está sendo velada. "Não contabilizamos os familiares e os amigos da menina, que têm acesso ao salão por uma outra entrada", disse.

O número de visitantes é superior - quase o dobro - à lotação do Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, que tem capacidade para receber até 15 mil pessoas.

A Polícia Militar (PM) ainda controla o acesso do público ao local do velório. Um cordão foi montado para que as pessoas passassem diante do caixão. Não é permitido, porém, que elas parem para tirar fotografias, por exemplo.

Além do público que compareceu ao velório para prestar homenagens, os funcionários do Cemitério Jardim Santo André também tiveram trabalho para atender as ligações recebidas com ofertas de ajuda aos familiares da jovem.

De acordo com o administrador do cemitério onde Eloá será enterrada, as ligações telefônicas chegaram a "mais ou menos 80 por hora" durante toda a tarde. "São pessoas querendo ajudar de alguma forma, como pagar ou fazer a manutenção do jazigo de Eloá. Elas contam que se emocionaram com todo o drama e tentam dar apoio à família", contou Altimar.

A adolescente teve a morte cerebral decretada no sábado (18) à noite, depois de ter sido mantida refém por 100 horas e baleada na cabeça pelo ex-namorado Lindenberg Alves, de 22 anos, na sexta-feira (17).

Vinte e sete mil pessoas vão ao velório de Eloá. Número foi dado pela administração do cemitério e pela Guarda Municipal.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir