Categoria Educação  Noticia Atualizada em 24-10-2008

Alunos da DJM Visitam Catadores de Esperança
Alunos do ensino fundamental e médio da EEEFM "Domingos José Martins", em Marataízes, visitaram o projeto Catadores de Esperança
Alunos da DJM Visitam Catadores de Esperança
Foto: José Rubens Brumana

Alunos do ensino fundamental e médio da EEEFM "Domingos José Martins", em Marataízes, visitaram o projeto Catadores de Esperança, idealizada pela Pastoral Ecológica e patrocinada pela Petrobrás para ver de perto todo o processo de coleta dos resíduos sólidos como, plástico, papelão, garrafas pet, entre outras. "Na visita a coordenadora do projeto a pedagoga Wanderléia Carvalho Campos mostrou todo o processo de prensagem e separação realizadas pelos próprios catadores que receberam uniformes completo para atuarem nas casas que aderiram ao projeto." É uma forma de evitar que os catadores manuseiam os resíduos nos latões e lixeiras e vendam com um preço três vezes maior evitando os atravessadores", ressaltou ainda que com a reciclagem os resíduos que iriam para a natureza agora ganham outro destino: as fábricas de reciclagem.

Todos os alunos do DJM ficaram sensibilizados e querem participar do projeto separando os resíduos líquidos dos sólidos e agendando o dia para que os recicladores passem em suas residências.

Depois de cadastrados, todas as residências ganham um adesivo onde diz: "Catadores de Esperança Eu Participo". Os alunos envolvidos fazem parte de um projeto de meio ambiente realizado pelo professor José Rubens Brumana.

A diretora do educandário Heloisa Valli Bittencourt afirmou que essa é uma das formas de inserir o jovem na prática da cidadania e que e escola tem projetos de vivenciamento visando ajudar na sua formação.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir