Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-10-2008

EUA transferem controle da província de Wasit aos iraquianos
O governador iraquiano da província de Wasit, Latif Ham al-Tarfa (à esquerda), cumprimenta o general do exército americano Lloyd Austin
EUA transferem controle da província de Wasit aos iraquianos
Foto: Ahmad Al-Rubaye/AFP

Da AFP
Em Kut (Iraque)
As tropas americanas transferiram nesta quarta-feira aos iraquianos o controle da província de Wasit, de maioria xiita, situada a 175 km ao sul de Bagdá.

"Em nome do primeiro-ministro, sou feliz de estar aqui para a troca da segurança entre as forças da coalizão e o povo iraquiano", afirmou o conselheiro iraquiano para a Segurança Nacional, Muaffak al-Rubaie.

Wasit é a 13ª das 18 províncias do Iraque cujo controle passa às autoridades iraquianas. Rubai anunciou que nas próximas semanas mais duas províncias passarão ao controle dos iraquianos: a rica em petróleo Kirkuk e Salahedin, terra natal do ex-ditador Saddam Hussein.

Nesta província, que fica a 200 km da fronteira com o Irã, e que segundo o Exército americano constitui uma zona de passagem de armas para Bagdá, Rubai pediu aos vizinhos que "controlem as fronteiras".

"O Iraque traçou um futuro próspero depois de ter obtido uma vitória contra a Al-Qaeda, cujos membros começam a voltar a seu país de origem", afirmou o conselheiro.

"Advertimos estes países e (vemos) que estes grupos começaram a agir. A responsabilidade de combatê-los não corresponde apenas ao Iraque", disse.

EUA transferem controle da província de Wasit aos iraquianos.

O governador iraquiano da província de Wasit, Latif Ham al-Tarfa (à esquerda), cumprimenta o general do exército americano Lloyd Austin após assinarem acordo para transferir o controle da província para os iraquianos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir