Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 29-10-2008

CDL SAÚDE
ATIVIDADE FÍSICA, BEM ESTAR E SAÚDE
CDL SAÚDE
Marcus Vinícius Terra de Santana

Todos nós já ouvimos dizer, em algum momento de nossas vidas, que prevenir é melhor que remediar. Pois é, mesmo assim muitas pessoas não se atentam para este pensamento, que na maioria das vezes ilustra com perfeição os acontecimentos decorrentes a nossa saúde.
Preguiça, sono, férias escolares, frio. São muitas as desculpas para o ser humano escapar da atividade física, seja ela qual for.
Para reverte esse quadro, os profissionais da saúde, na tentativa de atingir, buscar, resgatar os praticantes de alguma atividade física, apostamos na inovação e versatilidade dos programas de atividades físicas.
Nas aulas de musculação como exemplo, recebemos público variados, desde crianças à idosos, todos com um mesmo ideal e ou objetivo, que é melhorar algo em si mesmo.
A preocupação com a saúde é sem dúvida necessária, hoje em dia são muitos os problemas decorrentes à saúde por não darmos atenção devida. Os problemas mais freqüentes são: obesidade, problemas cardíacos, lesões osteomusculares (coluna, joelho, ombro), entre outros casos também específicos. Estes problemas podem ser minimizados e ou até mesmo prevenidos com a atividade física, se as pessoas se conscientizarem e praticá-la.
Contudo, a necessidade de um acompanhamento fidedigno e seguro a sua saúde aumenta, ter um profissional formado e qualificado ao lado é inevitável e imprescindível, para que possamos atingir com sucesso os resultados positivos. Pois, um dos pontos que nem sempre recebe também a merecida atenção são: a escolha do local de prática da atividade, a realizações de exames e ou avaliações medicas e de seu estado físico (saúde e bem estar), avaliação da composição corporal (estética), um acompanhamento multidisciplinar (ex: ortopedista-fisioterapeuta-professor de educação física), programa de atividade física individual, elaboração do programa de exercícios progressivo, programa alimentar individual (ou seja, "dieta") e acompanhamento diário, semanal e ou mensal das cargas de trabalho do exercício físico (tempo de treino e intensidade das cargas dos exercícios) e respeitar os limites do corpo.
Vale a pena lembrar, treinar ou praticar atividades físicas demais não vai ajudá-lo a alcançar seu objetivo com mais velocidade. Sem falar que com isso pode provocar alguns efeitos colaterais indesejáveis (lesões).
Uma boa noite de sono, alimentação saudável, vestuário adequado da prática específica, hidratação durante a atividade e muita motivação é a alma do negócio.
Lembre-se existe uma grande diferença entre qualidade de vida e performance atlética.

Marcus Vinícius Terra de Santana - Personal Trainer


    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes - ES
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir