Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Juiz pede exame mental a acusado de esquartejar inglesa
Mohammed teria matado Cara Burke a facadas no dia 26 de julho, em Goi�nia.
Juiz pede exame mental a acusado de esquartejar inglesa
Foto: http://noticias.uol.com.br

Ti�o Montalv�o
Especial para o UOL Not�cias
Em Goi�nia (GO)

A Justi�a de Goi�s concedeu a Mohammed D�Ali Carvalho dos Santos, acusado de matar e esquartejar a garota inglesa Cara Marie Burke, o direito de ser submetido a exame de sanidade mental e de depend�ncia toxicol�gica. O pedido havia sido feito pelo advogado de defesa e foi aceito pelo juiz Jesseir Coelho de Alc�ntara, da 1� Vara Criminal de Goi�nia, ap�s audi�ncia realizada esta tarde no Tribunal de Justi�a de Goi�nia.

De acordo com o magistrado, a concess�o faz parte do direito de defesa do acusado, que volta ao tribunal no dia 19 de novembro, quando ser� realizada a audi�ncia de instru��o e julgamento. Na oportunidade, o juiz pretende ouvir nove testemunhas, de defesa e acusa��o. Al�m do crime de homic�dio, Mohammed tamb�m � acusado de esquartejar e ocultar o corpo da v�tima. Para n�o atrasar o processo, os exames s� poder�o ser feitos ap�s o dia 19.

"A Constitui��o Federal prev� a amplitude da defesa. Ent�o, os exames ser�o feitos para que, depois, n�o se alegue que houve cerceamento da defesa porque uma prova n�o p�de ser produzida", justificou o juiz, que vai solicitar � Junta M�dica do TJGO (Tribunal de Justi�a do Estado de Goi�s) prioridade para o caso de Mohammed, uma vez que o acusado est� preso.

Durante toda a audi�ncia, Mohammed aparentou tranq�ilidade. Ao juiz, relatou ser dependente h� cinco anos e que usava drogas diariamente. Ele reafirmou que no dia do crime estava sob efeito de entorpecentes. Mohammed teria usado coca�na quatro dias seguidos e crack em dois dias.

Sobre seu estado mental, ele afirmou que n�o sabe dizer se tem ou n�o dist�rbios. E revelou que teve diag�stico de um co�gulo no c�rebro, que seria conseq��ncia de um acidente automobil�stico. "O magistrado foi feliz em sua decis�o e fez justi�a. O caso do Mohammed merece ser avaliado", afirmou o advogado de defesa Carlos Augusto Trajano.

Questionado pela imprensa sobre o que espera da Justi�a, Mohammed foi ir�nico. "Eu s� queria mandar beijos. Para minha m�e, meus amigos...". Ele est� preso desde o �ltimo dia 31 de julho no complexo prisional de Aparecida de Goi�nia. O homic�dio aconteceu no dia 26 de julho.

O crime
Segundo den�ncia do Minist�rio P�blico, Mohammed matou Cara Burke a facadas no fim da tarde do dia 26 de julho em um apartamento no Setor Universit�rio. Posteriormente, esquartejou o corpo e com a ajuda de um amigo (Cristiano, que tamb�m foi indiciado), ocultou o cad�ver.

O tronco foi colocado em uma mala de viagem e jogado �s margens do rio Meia Ponte, em Goi�nia. Cabe�a e membros foram encontrados v�rios dias depois em um c�rrego no munic�pio de Bonfin�polis (33 km da capital).

Sendo o MP, Cara veio ao Brasil com bilhete de passagem pago por Mohammed. Em troca, se casaria com ele, que tinha interesse em conseguir cidadania europ�ia. A motiva��o do crime teria sido a recusa da garota inglesa em cumprir sua parte no acordo.

*Com informa��es do Tribunal de Justi�a de Goi�nia

Juiz pede exame mental a acusado de esquartejar inglesa em Goi�s.

A Justi�a de Goi�s concedeu a Mohammed D�Ali Carvalho dos Santos, acusado de matar e esquartejar a garota inglesa Cara Marie Burke, o direito de fazer exame de insanidade mental e de depend�ncia toxicol�gica. Mohammed teria matado Cara Burke a facadas no dia 26 de julho, em Goi�nia.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir