Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Cidade de Goma, no Congo, mergulha no caos na madrugada
Homem cobre o corpo de rapaz de 17 anos morto na noite anterior ap�s um grupo de soldados congoleses saquearem sua casa em Goma
Cidade de Goma, no Congo, mergulha no caos na madrugada
Foto: Walter Astrada/AFP

Por Yves Boussen

GOMA, Congo (Reuters) - Tropas congolesas e da ONU patrulhavam a cidade de Goma na quinta-feira, depois que v�rias pessoas foram mortas em lutas e saques durante a madrugada, disseram oficiais do Ex�rcito e testemunhas.

A cidade mergulhou no caos na quarta-feira, quando rebeldes da etnia tutsi chegaram � cidade. Eles j� declararam um cessar-fogo.

"Houve v�rios tiroteios na noite passada. Tive muita sorte por acordar vivo hoje", disse um morador de Goma que, quando perguntado qual era o seu nome, respondeu apenas: "Kerin".

A for�a de paz da ONU vai mandar refor�os � cidade, que � um importante centro comercial na fronteira entre Congo e Ruanda.

As lutas fizeram com que dezenas de milhares de civis fugissem de suas casas na prov�ncia de Kivu do Norte, onde agentes humanit�rios dizem que dois anos de viol�ncia transformaram quase 1 milh�o de pessoas em refugiadas, apesar do fim da guerra do Congo (1998-2003).

Ban ki-Moon, secret�rio-geral da ONU, disse que a viol�ncia est� criando uma crise humanit�ria "de dimens�es catastr�ficas".

Os rebeldes fi�is ao general tutsi renegado Laurent Nkunda fazem uma rebeli�o contra o Ex�rcito congol�s desde 2004. Nkunda acusa o Ex�rcito de se aliar aos hutus que participaram do genoc�dio de tutsis e hutus moderados em Ruanda, em 1994.

Um rep�rter da Reuters viu soldados do Ex�rcito congol�s patrulhando as ruas, prendendo b�bados e saqueadores.

O coronel Jonas Padiri, do Ex�rcito congol�s, disse que ele e seus homens entraram em Goma vindos de Kibati, a cerca de 10km ao norte, para conter os saques.

Padiri disse que cinco pessoas foram mortas na madrugada. J� a r�dio Okapi, apoiada pela ONU, disse que nove pessoas foram mortas e tr�s mulheres, estupradas.

Muitos dos tutsis que moram em Goma fugiram pela fronteira com a cidade ruandesa de Gisenyi, com medo de repres�lias.

"Todos os tutsis atravessaram. As pessoas n�o se sentem seguras", disse Jonh Kanyoni, empres�rio tutsi, por telefone, falando de Gisenyi.

Cidade de Goma, no Congo, mergulha no caos na madrugada.

Homem cobre o corpo de rapaz de 17 anos morto na noite anterior ap�s um grupo de soldados congoleses saquearem sua casa em Goma, na Rep�blica Democr�tica do Congo, onde rebeldes e o ex�rcito se enfrentam.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir