Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-01-2006

Uma Pausa para Pensar
A vida nunca ensina coisa alguma. É você quem decide se há uma lição em cada alegria, cada tristeza e cada dia comum pelo qual passa, ou se desperdiça todos os momentos de prazer e dor.
Uma Pausa para Pensar

A vida nunca ensina coisa alguma. É você quem decide se há uma lição em cada alegria, cada tristeza e cada dia comum pelo qual passa, ou se desperdiça todos os momentos de prazer e dor. Não são os fatos que acontecem que fazem com que você aprenda algo, mas somente suas respostas e reações àquilo que acontece. Também não são as experiências de sua vida, desde a infância, que transformaram você na pessoa que é hoje, mas somente a maneira como reagiu, ou respondeu, àquilo que você viveu.

Veja que são coisas bem diferentes. Tudo o que você é, tudo o que você foi e tudo o que você será tem relação direta com o jeito como você age quando uma coisa boa, ou má, acontece na sua vida.
Exatamente por isso, uma mesma situação pode levar uma pessoa a tornar-se mais ácida, deprimida, cínica e isolada, enquanto outra -- na exata mesma situação -- aproveita para se tornar alguém melhor, com mais fé, coragem, resistência e confiança no espírito humano ou em seu próprio potencial de ser feliz.

Coisas boas e coisas ruins acontecem a todos os seres humanos de modo aleatório, mas consistente com leis matemáticas e universais de ação e reação. Por isso não é possível vivermos em um paraíso, mas podemos ser um oásis de paz no meio das guerras que muitas outras pessoas vivem, se nos lembrarmos de que não podemos escolher tudo o que nos acontece, mas quase sempre podemos escolher o modo como reagimos àquilo que nos acontece.

Podemos fugir à tristeza? Não. Podemos impedir todas as perdas? Não. Podemos prender a nós todos os que amamos? Não. Mas podemos usar os momentos de dor e separação como razão para tornar ainda mais importantes os momentos nos quais estamos ao lado dos que amamos; podemos tornar nosso trabalho mais profundo, podemos nos tornar pessoas diferentes daquilo que já fomos. Podemos escolher nossas reações. Podemos ser, hoje, melhores do que fomos ontem. Mesmo quando a realidade é dura, sua reação, sua resposta à ela pode levar você para frente, para novos horizontes e uma vida mais rica ou pode derrubar você. Se isso acontecer e você cair ao chão, faça com que seja uma queda temporária. Levante-se e ande.

O fracasso só existe se você não se levantar após uma queda. Cabe a você -- e somente você -- escolher se os acontecimentos de ontem, hoje e amanhã serão usados para torná-lo uma pessoa melhor ou pior do que você é agora. É apenas uma escolha. A sua escolha. Qual será sua escolha hoje?

DEU NO CACHOEIRO POST: Pra que malhar? 10 mandamentos para você não malhar. 1 - Minha avó começou a andar 5 km por dia aos 70 anos. Hoje ela tem 73 e ninguém sabe onde ela está. 2 - Me inscrevi numa academia no ano passado e não perdi um quilo sequer! Parece que é preciso participar das atividades. 3 - Tenho que fazer exercícios de manhã, antes que meu cérebro perceba o que estou fazendo. 4 - Não faço nenhum exercício.

Se Deus quisesse que tocássemos nossos dedos do pé, Ele os teria feito mais próximos das mãos. 5 - Gosto das longas caminhadas, principalmente quando feitas por pessoas que me aborrecem. 6 - Se quero correr mais, compro um carro mais potente. 7 - A vantagem de fazer exercícios todos os dias é que você vai morrer com boa saúde. 8 - Eu não corro porque derruba o gelo do copo. 9 - Tartaruga não faz nada, anda bem devagar e dura 200 anos. 10 - Se nadar emagrece, por que a baleia é gorda? www.cachoeiropost.com

Manoel Manhães é advogado e jornalista e se não fosse o bastante faz parte da família maratimba.com


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir