Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 04-11-2008

US da Barra do Itapemirim: Onde a Saúde dá Certo
Os agentes de saúde agendam os pacientes para as diversas especialidades
US da Barra do Itapemirim: Onde a Saúde dá Certo
Foto: José Rubens Brumana

Com toda a crise que ronda a saúde no município e Estado, um local os moradores podem encontrar médicos, dentista e fisioterapeuta diariamente: a Unidade de Saúde da Barra do Itapemirim.

No local já passou médicos do quilate de Doutores Anis Nasshen, Wilson Franklin Novais, ainda Doutores Aloísio, Newton e Roberto Fernandes que contínua até o presente.

O modelo é híbrido buscado na experiência de Curitiba onde o Programa da Saúde Familiar, convivem na mesma unidade.

Todos os consultórios são equipados com ar condicionado e com banheiros privativos para médicos e pacientes. São oito no total.

Os agentes de saúde agendam os pacientes para as diversas especialidades. São dois ginecologistas: Jacson Fernandes, e Raquel Dias Caneiro. Os pediatras o querido Roberto Fernandes e doutoras Suzi Leal Aranha e Sayonara Viana Rios. Um dentista Bruno Alves e um fisioterapeuta Tiago Martins Elias que se desloca da residência caso seja necessário ao tratamento.

São realizadas por semana quase 500 atendimentos e são atendidos e monitorados 127 diabéticos e 594 hipertensos. Os dados foram repassados pela Enfermeira-Chefe da US Sôna Pereira de Brito.

O generalista Doutor Roberto Athayde diz que o corpo clínico e funcionários "vestem a camisa" para servir com dignidade, respeito e carinho a população.

No local as aparelhagens são de primeira qualidade como o colposcópio, um aparelho ginecológico, como também o consultório dentário o paciente pode sair com o raio-X, ultra som e jato de bicabornato, além de um quite chamado Zé Escovinha, contendo pasta, escova e fio dental, para os pacientes."Esse consultório é o desejo que muitos possuem e poucos possuem nas clínicas particulares" ressaltou o dentista Bruno.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir