Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-11-2008

Em dia de eleição nos EUA, Bovespa sobe
Bolsas de Nova York operam em alta enquanto eleitores vão às urnas.
Em dia de eleição nos EUA, Bovespa sobe
Foto: www.g1.com.br

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta nesta terça-feira (4), dia de eleições nos Estados Unidos e de novas repercussões no mercado sobre o anúncio da fusão entre Itaú e Unibanco, que criará um "megabanco" brasileiro, que será o nono maior das Américas.

Por volta das 15h15, o índice Ibovespa - referência para o mercado nacional - operava em alta de 5,50%, aos 40.351 pontos. Além da fusão entre Itaú e Unibanco, os investidores brasileiros têm outros indicadores a repercutir, especialmente no que diz respeito à produção e faturamento industrial.

A Bolsa de Nova York abriu em alta no dia da eleição presidencial americana, em um mercado impaciente para que se defina quem será o novo chefe de Estado. O Dow Jones - referência para Wall Street - ganhava 2,95% às 15h03 (horário de Brasília), enquanto o indicador de tecnologia Nasdaq subia 3%, no mesmo horário.

Outro fator que colabora positivamente para o pregão da Bovespa no dia é o anúncio de que a Aracruz praticamente zerou sua exposição em derivativos cambiais. A empresa anunciou um acordo com bancos neste sentido, e aumentou o prejuízo sofrido com as operações de R$ 1,95 bilhão para R$ 2,13 bilhões.

Indicadores

Nesta terça-feira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou um crescimento de 10% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, no faturamento das empresas do setor.

O forte crescimento, de acordo com nota da CNI, mostra que a crise financeira internacional, que se agravou no mês passado a partir da concordata do banco Lehman Brothers, no dia 15 do mês passado, ainda não atingiu o setor.

"Após movimento de acomodação em agosto, a indústria de transformação voltou a registrar intenso crescimento em setembro, mantendo, assim, a tendência de expansão da atividade industrial", informou a CNI, em comunicado.

A produção da indústria brasileira registrou crescimento de 1,7% no mês de setembro, considerando os dados com ajustes sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, a alta em setembro compensou a retração do mês anterior, de 1,2%, segundo dados revisados pelo instituto. A CNI também havia registrado baixa no faturamento do segmento em agosto.

A inflação ao consumidor em São Paulo em outubro acelerou em comparação a setembro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O indicador subiu 0,50% no mês passado, ante alta de 0,38% no índice fechado de setembro.

Em dia de eleição nos EUA, Bovespa sobe animada por indicadores
Mercado vive o "dia seguinte" do anúncio da fusão Itaú-Unibanco.
Bolsas de Nova York operam em alta enquanto eleitores vão às urnas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir