Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-11-2008

Obama deve ser melhor para o mundo e o Brasil
Democrata � tido como mais diplom�tico e negociador. No entanto, pode dificultar mais a entrada de produtos brasileiros nos EUA.
Obama deve ser melhor para o mundo e o Brasil
Foto: www.g1.com.br

Paula Adamo Idoeta

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva havia adiantado, na semana passada, sua torcida pela vit�ria de Barack Obama nas elei��es dos EUA. "Da mesma forma como o Brasil elegeu um metal�rgico e a Bol�via elegeu um �ndio, seria um avan�o cultural a vit�ria de um negro na maior economia do mundo", disse Lula.

Mas que impacto real ter� a elei��o de Obama no Brasil? Ainda que McCain e os republicanos sejam mais propensos � abertura comercial dos EUA, especialistas escutados pelo G1 concordam com Lula em linhas gerais e cr�em que a escolha por Obama foi acertada.

A curto prazo, McCain talvez fosse mais vantajoso para o Brasil, por fazer maior defesa do com�rcio livre, enquanto Obama e seu partido s�o contra a redu��o de tarifas agr�colas que beneficiariam o etanol brasileiro, entre outras commodities. "Mas Obama � melhor para o mundo, por ser mais negociador e diplom�tico", defende o professor da FEA-USP Carlos Eduardo Soares Gon�alves, autor de "Economia sem Truques", em entrevista ao G1. "Isso deve diminuir as tens�es geopol�ticas, reduzir as chances de uma arrancada no pre�o do petr�leo e aumentar o fluxo de capitais, que indiretamente beneficiariam o nosso pa�s".

Opini�o semelhante d� Paulo Visentini, professor e pesquisador do N�cleo de Estrat�gia e Rela��es Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. "Em geral o Brasil tendia a preferir presidentes republicanos, menos protencionistas. Mas hoje somos menos dependentes dos norte-americanos. E o Obama n�o � um negro �de gueto�, e sim um cosmopolita, com uma abertura ao di�logo que os EUA precisam recuperar", analisa Paulo Visentini, professor e pesquisador do N�cleo de Estrat�gia e Rela��es Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rafael Duarte Villa, coordenador do N�cleo de Pesquisas em Rela��es Internacionais da USP, acredita que o grande diferencial de Obama � que ele pode recuperar o multilateralismo na pol�tica externa dos EUA, mas � mais cauteloso quanto ao impacto econ�mico de uma administra��o democrata no Brasil. Afinal, diz ele, a Am�rica Latina n�o � prioridade dos EUA no momento.

"Mais do que efeitos em abertura comercial ou mudan�as pol�ticas, a Am�rica Latina e o mundo sentir�o o impacto das medidas tomadas contra a crise financeira. Mas isso ainda � uma inc�gnita", explica Duarte Villa.

Os especialistas apontam que o presidente eleito ter� pouca margem de manobra para dom�-la. Afinal, tanto Obama como John McCain votaram, como senadores, pela aprova��o do pacote de socorro de US$ 700 bilh�es aos bancos elaborado pela gest�o de George W. Bush. "Sobra pouca autonomia ao presidente eleito, j� que as pol�ticas econ�micas est�o amarradas ao pacote", diz Visentini.

Pol�ticas fiscal e migrat�ria

No entanto, explica Soares Gon�alves, talvez Obama seja mais flex�vel � id�ia de mudar a pol�tica fiscal dos EUA e aumentar gastos e d�ficit p�blicos. "E essa medida, em tempos de crise, pode ajudar no crescimento econ�mico", afirma o especialista da FEA-USP.

Na quest�o migrat�ria, os latino-americanos tamb�m podem ter sa�do ganhando com a vit�ria de Obama, pero no mucho. "Os republicanos s�o t�o r�gidos neste aspecto que qualquer pequeno passo atr�s pode ser considerado uma concess�o, ainda que n�o seja grande�", aponta Visentini.

"H� uma expectativa de flexibiliza��o [das regras imigrat�rias] em uma administra��o democrata, mas esse tema foi ausente da campanha e Obama n�o tem uma agenda clara", explica Duarte Villa.

Obama deve ser melhor para o mundo e o Brasil, dizem especialistas
Democrata � tido como mais diplom�tico e negociador.
No entanto, pode dificultar mais a entrada de produtos brasileiros nos EUA.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir