Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-11-2008

Presidente da Rússia propõe ampliar mandato para seis anos
Medvedev propôs uma emenda para aumentar seu mandato para seis anos
Presidente da Rússia propõe ampliar mandato para seis anos
Foto: Alexander Nemenov/AFP

da Efe, em Moscou
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, propôs nesta quarta-feira uma emenda constitucional para ampliar o mandato presidencial de quatro para seis anos.

Medvedev fez a proposta ao pronunciar sua mensagem anual sobre o estado da nação perante o Parlamento em plenário, reunido no Kremlin.

O presidente russo propôs também ampliar de quatro a cinco anos o período da legislatura dentro da reforma, que, acrescentou, deve também restabelecer o controle parlamentar sobre a gestão do governo.

Em seu discurso, transmitido ao vivo pela televisão, Medvedev se pronunciou a favor de garantir a representação parlamentar dos partidos que obtiverem entre 5% e 7% dos votos, e que foram marginalizados do Legislativo nas eleições passadas, devido a uma reforma eleitoral.

O presidente russo defendeu a simplificação dos requisitos da inscrição dos candidatos, da eliminação das fianças em dinheiro até a redução do número de assinaturas que devem ser apresentadas às autoridades eleitorais.

Segundo Medvedev, os partidos que obtiveram entre 5% e 7% dos votos nas eleições passadas deveriam, assim como as formações representadas na Duma (Câmara Baixa), estar isentos desses requisitos para inscrever suas listas de candidatos.

Afirmou que estas iniciativas apontam a fortalecer as instituições democráticas do país.

Além disso, afirmou que a Rússia insistirá em uma reforma radical do sistema econômico mundial.

"As lições da crise de 2008 mostraram a todas as nações que é preciso agir. É preciso reformar de modo radical os sistemas político e econômico [mundiais]. A Rússia, pelo menos, insistirá nisso", disse.

Ao mesmo tempo, admitiu que a crise econômica "ainda está longe do fim".

No âmbito interno, Medvedev considerou "inadmissíveis" as demoras na aplicação de medidas contra a crise.

"Chamo especialmente a atenção do governo, do Banco da Rússia e de todas as organizações estatais", advertiu.

Presidente da Rússia propõe ampliar mandato para seis anos.

O primeiro-ministro russo Vladimir Putin e o presidente da Câmera Alta, Sergei Mironov, são vistos em tela gigante enquanto ouvem o discurso do presidente Dmitri Medvedev no Kremlin. Medvedev propôs uma emenda para aumentar seu mandato para seis anos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir