Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 05-11-2008

Governo descarta atentado contra ministro do Interior
A pol�cia inspeciona �rea comercial da Cidade do M�xico onde caiu um avi�o bimotor matando oito pessoas, incluindo o ministro Juan Camilo Mouri�o (Interior)
Governo descarta atentado contra ministro do Interior
Foto: Ronaldo SCHEMIDT/AFP

colabora��o para a Folha Online
O governo do M�xico afirmou nesta quarta-feira que, ao menos por enquanto, n�o tem como afirmar que tenha sido um atentado a trag�dia a�rea que matou nesta ter�a-feira (4) o ministro do Interior, Juan Camilo Mouri�o, e ao menos outras oito pessoas na Cidade do M�xico.

"At� o momento n�o encontramos ind�cios que permitam formular hip�teses diferentes �s de um acidente", disse em entrevista de imprensa o ministro de Comunica��es e Transportes, Luis T�llez, sobre a trag�dia. Com isso, a hip�tese de um atentado contra o ministro --respons�vel pela seguran�a-- por parte de cart�is da droga que atuam no pa�s foi descartada.

Segundo T�llez, "das transcri��es iniciais [da comunica��o entre o piloto e o aeroporto] se deduz que a opera��o se realizava normalmente dentro dos par�metros estabelecidos para a aproxima��o e a aterrissagem". Ele disse que as condi��es meteorol�gicas eram boas e que n�o houve nenhuma liga��o de emerg�ncia por parte do piloto.

"At� agora o que se tem � que o avi�o caiu em terra e em terra se deu a explos�o", esclareceu o ministro.

Al�m de Mouri�o, morreram seu assessor para temas de seguran�a, Jos� Luis Vasconcelos, a diretora de informa��o da secret�ria de governo do Minist�rio do Interior, Norma Diez, o porta-voz do minist�rio, Miguel Monterrubio, e o coordenador da pasta, Arcadio Echeverr�a.

Tamb�m morreram no acidente o piloto Mart�n Jes�s de Oliva, o co-piloto �lvaro S�nchez, o capit�o Julio C�sar Ram�rez e a tripulante Gisel Carrillo.

O fiscal do Distrito Federal do M�xico, Miguel �ngel Mancera, disse hoje que no necrot�rio h� 13 cad�veres, quatro dos quais s�o de cidad�os que aparentemente se encontravam na rua quando caiu o avi�o. Segundo Mancera, nos hospitais da capital h� ainda 13 feridos, quatro deles em estado grave, e todos apresentam queimaduras que cobrem de 40% a 70% de seus corpos.

Sem comunica��o

T�llez explicou que a aeronave, um modelo Learjet 45, de 1998, e com matricula XCVMC, foi de manh� a San Luis Potos�, Estado central do pa�s, onde Mouri�o participou de um ato oficial, e voltou normalmente � Cidade do M�xico � tarde.

Em sua rota de aterrissagem no aeroporto da capital, o avi�o foi antecedido por um Boeing 367 procedente de Buenos Aires e seguida por um Foker 100 proveniente de Oaxaca, no sul do M�xico, que chegaram normalmente a seus destinos.

�s 18h46 locais (21h46 de Bras�lia), quando aconteceu a �ltima comunica��o, todos os par�metros da opera��o estavam "dentro da norma estabelecida". "Em nenhum momento se teve mensagem do piloto notificando problema algum com a aeronave", reiterou T�llez.

O Minist�rio de Comunica��es e Transportes anunciou que ele pr�prio e a Procuradoria Geral investigam as hip�teses, cujos "resultados n�o ser�o imediatos e podem tomar dias, e at� semanas, para se conhecerem", afirmou.

Peritos de institui��es a�reas dos Estados Unidos e do Reino Unido ser�o chamados para a investiga��o, disse o ministro.

Acidente

O ministro mexicano do Interior, Juan Camilo Mouri�o, e ao menos outras oito pessoas morreram na queda de um avi�o nesta ter�a-feira em pleno centro da Cidade do M�xico. O avi�o caiu sobre v�rios carros na regi�o central da Cidade do M�xico, ferindo cerca de 40 pessoas. Ao menos 30 ve�culos pegaram fogo com a queda e explos�o da aeronave.

Camilo Mouri�o, 37, estava no cargo desde janeiro passado e fazia parte do gabinete de seguran�a, encarregado de elaborar as estrat�gias para combater a crescente viol�ncia dos cart�is da droga.

O acidente provocou um grande inc�ndio e as chamas atingiram cabos de alta tens�o, deixando sem luz uma ampla zona em torno do local da queda. O avi�o, um Learjet da Secretaria do Interior com capacidade para dez pessoas, caiu em um cal�ad�o entre dois pr�dios pr�ximos ao Paseo de la Reforma, a avenida mais importante da capital mexicana.

O presidente do M�xico, amigo pessoal de Mouri�o, disse que o governo "realizar� todas as investiga��es necess�rias para averiguar profundamente as causas desta trag�dia", afirmou � imprensa depois do acidente.

Com Efe e France Presse

Governo descarta atentado contra ministro do Interior do M�xico.

A pol�cia inspeciona �rea comercial da Cidade do M�xico onde caiu um avi�o bimotor matando oito pessoas, incluindo o ministro Juan Camilo Mouri�o (Interior). O governo descartou a hip�tese de atentado.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir