Categoria Policia  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Rebelião em Presídio
Detentos da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá (PE), intensificaram na manhã de quarta-feira (5) os protestos
Rebelião em Presídio
Foto: Alexandro Auler/JC Imagem/AE

Do JC OnLine
Com informações da TV Jornal,
da Rádio Jornal e de Cidades/JC

O juiz Humberto Inojosa confirmou nesta quarta-feira (5) que irá amanhã (6) à Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, para discutir as reivindições dos detentos, que desde o início da manhã realizam um motim na unidade. Os presos subiram na laje dos pavilhões B e C com facas e cartazes para reivindicar agilidade no julgamento dos processos. Até o início da tarde, o clima na penitenciária era de aparente tranqüilidade.

O motim dos detentos, que também protestam contra a exigência das carteirinhas para os visitantes dos domingos, começou por volta das 8h. A pedido dos próprios presos, as mulheres foram impedidas de entrar na unidade para a visita conjugal. Elas concordam com o protesto dos detentos e dizem que muitos já poderiam estar livres. "Ninguém resolve nada. O juiz não toma providência nenhuma", afirmou uma das mulheres. A greve de fome dos presos, iniciada na última segunda-feira (3), também está mantida.

A Penitenciária Barreto Campelo abriga atualmente 1.126 presos. A capacidade, no entanto, é para 1.140 pessoas. Cada preso traz um custo para o Estado de R$ 1,2 mil por mês, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria-Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres).

Juiz visitará Barreto Campelo para discutir exigências de presos.

Detentos da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá (PE), intensificaram na manhã de quarta-feira (5) os protestos e subiram na laje da unidade para reivindicar agilidade no julgamento dos processos. O juiz Humberto Inojosa afirmou que irá amanhã à penitenciária para discutir as reivindicações.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir