Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Disputa no Senado
Ap�s acompanhar de longe a disputa pela Prefeitura de Salvador, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva recebe o prefeito reeleito do munic�pio, Jo�o Henrique Carneiro (PMDB)
Disputa no Senado
Foto: Jos� Cruz/ABr

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Bras�lia
O ministro Geddel Vieira Lima (Integra��o Nacional) defendeu nesta quarta-feira que o PMDB abra m�o da candidatura pr�pria na disputa pela presid�ncia do Senado em favor do PT. Segundo ele, � necess�rio ter "bom senso" e buscar "equil�brio" entre os partidos pol�ticos que ap�iam o governo federal no Congresso Nacional nas elei��es para os comandos da C�mara do Senado.

"Eu defendo o bom senso, um entendimento no Senado que contemple com clareza a tranq�ilidade na base de apoio de sustenta��o do presidente Lula. Vou buscar falar isso internamente no partido", afirmou o ministro, que conversou com o presidente Luiz In�cio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira.

Geddel se reuniu por cerca de uma hora com o presidente, que recebeu hoje o prefeito reeleito de Salvador (BA), Jo�o Henrique (PMDB), e a primeira-dama da capital baiana, Maria Luiza, no Pal�cio do Planalto.

Para o ministro, � fundamental que os partidos aliados evitem disputas em nome do equil�brio e do entendimento. Segundo ele, vai colocar essa posi��o nas reuni�es internas do PMDB.

"A solu��o seria um equil�brio, que n�o parecesse a tentativa de uma postura hegem�nica, por mais legitimidade que tenha o PMDB pelo fato de ter a maior bancada nas duas Casas [C�mara e Senado]", disse Geddel.

Disputas

Atualmente, PMDB e PT, apesar de presentes na base aliada de apoio a Lula, travam uma luta pela presid�ncia do Senado. Os petistas insistem na candidatura do senador Ti�o Viana (PT-AC), enquanto setores do PMDB defendem a candidatura pr�pria representada pelo senador Jos� Sarney (PMDB-AP).

Na C�mara, a divis�o na base aliada � menos acentuada. H� um entendimento em favor da candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente nacional do PMDB. Por�m, o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) tamb�m se colocou na disputa como alternativa.

Geddel lembrou que, no passado, PMDB e PT firmaram um acordo no qual os dois partidos se apoiariam mutuamente nas disputas pelos comandos da C�mara e Senado. Ele ressaltou tamb�m que as duas elei��es est�o desvinculadas.

"O Partido dos Trabalhadores tomou uma posi��o bastante salutar que fo de desvincular o acordo que foi firmado na C�mara em favor de um peemedebista, em retribui��o ao apoio decisivo que demos para o presidente Chinaglia, ent�o isso rep�e exatamente o que foi tratado h� dois anos", disse o ministro.

Geddel defende que PMDB abra m�o da candidatura � presid�ncia do Senado.

Ap�s acompanhar de longe a disputa pela Prefeitura de Salvador, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva recebe o prefeito reeleito do munic�pio, Jo�o Henrique Carneiro (PMDB), e o grande apoiador da candidatura Geddel Vieira Lima, ministro da Integra��o Nacional. Geddel defendeu que o PMDB abra m�o da candidatura pr�pria na disputa pela presid�ncia do Senado em favor do PT.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir