Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-11-2008

S.O.S Mata Atlântica faz passeata contra o Diesel
Manifestantes da Fundação SOS Mata Atlântica fazem protesto em frente ao prédio da Justiça Federal, em São Paulo
S.O.S Mata Atlântica faz passeata contra o Diesel
Foto: Danilo Verpa/Folha Imagem

A Fundação S.O.S Mata Atlântica fez hoje (5) uma manifestação contra o acordo que prorroga o prazo para a produção de diesel com menos enxofre. O acordo foi celebrado entre o governo de São Paulo, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Petrobras, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 16 montadoras de veículos, um fabricante de motores e o Ministério Público Federal.

O protesto, que ocorreu em frente ao prédio da Justiça Federal, em São Paulo, reuniu manifestantes com narizes de palhaço e faixas com dizeres contra a nova medida. "Esse acordo é esdrúxulo e privilegia a incompetência, além de arriscar a vida da sociedade. Queremos chamar a atenção da sociedade", diz Mario Mantovani, diretor de mobilização da S.O.S Mata Atlântica.

O diesel S 50 -com menos enxofre e menos poluente- deveria começar a ser produzido e comercializado a partir do dia 1º de janeiro de 2009. Agora, o combustível só estará disponível em 2011. "Este diesel é um deserviço para a sociedade", completa Mantovani.

Para Fábio Feldman, secretário-executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodversidade e que também esteve na manifestação, é inaceitável que o Brasil não use o S 50. "O S 50 é usado praticamente em todos os países do mundo, com exceção de poucos no continente africano. Nós não somos a África, somos o Brasil, com tecnologia e uma economia "bombando", apesar da crise", pontua.

S.O.S Mata Atlântica faz passeata contra acordo que mantém diesel "sujo".

Manifestantes da Fundação SOS Mata Atlântica fazem protesto em frente ao prédio da Justiça Federal, em São Paulo contra o acordo que prorroga o prazo para a produção de diesel com menos enxofre.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir