Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Protestos na Argentina
Oponentes do governo de Cristina Kirchner na Argentina tentam derrubar grades que circundam o pr�dio do Congresso, em Buenos Aires
Protestos na Argentina
Foto: AFP

Buenos Aires, 5 nov (EFE) - Milhares de pessoas se reuniram hoje na frente do Parlamento da Argentina para rejeitar o projeto do Governo para repassar os fundos de previd�ncia privada ao sistema estadual, assunto que ser� debatido nesta quinta-feira na C�mara dos Deputados.

Sob o lema "N�o ao saque dos aposentados", dirigentes e legisladores dos principais partidos de oposi��o, funcion�rios dos fundos de aposentadoria privada, organiza��es estudantis e entidades agropecu�rias participaram do protesto.

"Estamos aqui para manifestar uma oposi��o dura frente ao que consideramos que � um roubo � poupan�a dos trabalhadores. Este protesto � outro gesto de muitos argentinos, demonstrando que nem tudo pode ficar impune", afirmou � Ag�ncia Efe o deputado do opositor Proposta Republicana (PRO) Federico Pinedo.

Porta-vozes da organiza��o disseram que milhares de pessoas participaram da mobiliza��o, enquanto a Pol�cia n�o divulgou o n�mero de manifestantes.

O protesto teve como oradores o rabino Sergio Bergman e Alfredo de Angeli, um dos l�deres do setor agr�rio durante o duro conflito mantido este ano com o Governo argentino.

"Quero que deixem meus fundos em minhas contas", afirmou um dos manifestantes, que levava uma bandeira da Argentina, da mesma forma que v�rios presentes, enquanto outros erguiam cartazes em rejei��o ao projeto enviado pelo Governo de Cristina Fern�ndez de Kirchner.

A iniciativa prev� a transfer�ncia dos ativos das Administradoras de Fundos de Aposentadoria e Pens�o (AFJP) - US$ 30 bilh�es - ao sistema estadual, o que � apoiado pelo Governo e por setores de outros partidos.

O projeto ser� debatido nesta quinta-feira em uma sess�o especial da C�mara dos Deputados, na qual o Executivo espera conseguir a aprova��o da proposta, que, para seguir em frente, dever� ser ratificada em uma vota��o do Senado, prevista para 20 de novembro.

O Governo, que tem a maioria das cadeiras de deputados, aceitou mudar 15 artigos da reforma proposta pelo Governo a fim de garantir o maior apoio poss�vel � iniciativa, que impactou negativamente nos mercados.

As mudan�as pactuadas com outras for�as pol�ticas "melhoram e enriquecem o projeto", assegurou hoje Agust�n Rossi, chefe do grupo de deputados da governista Frente para a Vit�ria, controlado pelo Partido Justicialista (peronista).

Argentinos protestam contra proposta de estatiza��o dos fundos de pens�o.

Oponentes do governo de Cristina Kirchner na Argentina tentam derrubar grades que circundam o pr�dio do Congresso, em Buenos Aires. Os congressistas discutir�o nesta quinta a lei de or�amento e a nacionaliza��o dos fundos privados de pens�o.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir