Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Obama prepara escolhas para indicação de nova equipe
Obama pode revelar seu secretário de Tesouro ainda nesta quinta. Na eleição de terça-feira ele foi eleito primeiro presidente negro dos EUA.
Obama prepara escolhas para indicação de nova equipe
Foto: Jason Reed/Reuters

Enquanto o presidente recém-eleito Barack Obama aproveita os poucos dias com a família após uma maratona eleitoral, especulações sobre suas potenciais indicações para compor a nova equipe rondam a capital americana.

Após a vitória eleitoral da terça-feira (4), que o tornará o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama deve anunciar suas escolhas para alguns postos-chave da equipe econômica em breve, e pode revelar quem será seu secretário de Tesouro ainda nesta quinta-feira.

Timothy Geithner, presidente do Fed de Nova York, o ex-secretário de Tesouro Lawrence Summers e o ex-chairman do Fed Paul Volcker estão entre os favoritos.

Obama parecia também estar perto de anunciar seu chefe de gabinete. O cargo foi oferecido ao deputado democrata por Illinois Rahm Emanuel, segundo fontes democratas que falaram sob condição de anonimato. O parlamentar de 48 anos faz parte do círculo íntimo de Obama e deve aceitar o cargo.

Obama já anunciou uma equipe de transição que deve trabalhar rapidamente para preencher os postos nas áreas econômica e de segurança interna do governo, de acordo com fontes democratas.

Lideram essa equipe Valerie Jarrett, uma amiga próxima de Obama, Pete Rouse, chefe de gabinete do presidente eleito no Senado, e John Podesta, ex-chefe de gabinete de Bill Clinton.

O escolhido para chefiar o Departamento de Tesouro terá a tarefa de gerenciar o programa de resgate econômico de 700 bilhões de dólares, além da reforma regulatória necessária para evitar uma repetição da atual crise econômica.

Além de Geithner, Summers e Volcker, a lista de candidatos para o Tesouro inclui ainda a ex-conselheira do governo Clinton Laura Tyson.

Obama também pode anunciar em breve outros postos econômicos. Entre os prováveis integrantes da equipe econômica estão o economista da Universidade de Chicago Austan Goolsbee e Jason Furman, ex-conselheiro econômico de Clinton.

Para secretário de Estado, o senador democrata por Massachusets John Kerry, o ex-diplomata Richard Holbrooke, o senador republicano em fim de mandato Chuck Hagel e o ex-senador democrata pela Geórgia Sam Nunn estão entre os favoritos.

CIA

Obama vai começar a receber nesta quinta-feira (6) os "briefings" sobre assuntos de inteligência que são entregues diariamente ao presidente George W. Bush.

Em carta aos funcionários da instituição, o diretor da CIA (agência norte-americana de inteligência), Mike McConnell, disse que Obama poderá "ver toda a gama de opções que realizamos" em benefício do país.

* Com informações da Associated Press

Obama prepara escolhas para indicação de nova equipe
Obama pode revelar seu secretário de Tesouro ainda nesta quinta.
Na eleição de terça-feira ele foi eleito primeiro presidente negro dos EUA.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir