Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Explosão na Ossétia do Norte
Ao menos oito morrem em explosão e outras 20 ficaram feridas após explosão de um microônibus no centro de Vladikavkaz, capital da república russa da Ossétia do Norte.
Explosão na Ossétia do Norte
Foto: EFE

Moscou, 6 nov (EFE).- A Procuradoria russa afirmou que a explosão ocorrida hoje em Vladikavkaz, capital da república russa da Ossétia do Norte, foi um atentado terrorista e disse que deixou pelo menos oito mortos e mais de 20 feridos.

"Seis morreram no local da explosão e outras duas no hospital", disse Tchermen Zanguiev, assessor da Chefia da Procuradoria da Rússia para a Ossétia do Norte, citado pela agência "Interfax".

Antes, as autoridades tinham informado que onze pessoas haviam morrido na explosão.

"Não há nenhuma dúvida de que se trata de um atentado terrorista, porque, no local, foram encontrados fragmentos de uma bomba", disse Zanguiev.

O funcionário disse que a explosão teria acontecido junto a um ponto de ônibus, e não dentro de um microônibus, como foi informado em um primeiro momento.

"É provável que a explosão tenha acontecido no nível da cintura de uma pessoa, que entrava ou se aproximava do microônibus", acrescentou Zanguiev, que disse que a potência da bomba foi equivalente a pelo menos à de 300 gramas de TNT.

Acrescentou que, por enquanto, se sabe que entre os mortos há seis mulheres, entre elas uma adolescente de 15 anos.

O presidente da Ossétia do Norte, Teimuraz Mansurov, antecipou que a informação sobre as vítimas ainda é provisória, e anunciou a convocação de uma reunião urgente dos serviços de segurança da república.

De Moscou, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, encomendou ao Serviço Federal de Segurança (FSB, antigo KGB) a investigação dos fatos em Vladikavkaz, e ordenou redobrar as medidas de segurança em toda a região.

A Ossétia do Norte é uma república russa vizinha da Chechênia e da Ossétia do Sul, região separatista georgiana cuja independência foi reconhecida pela Rússia no final de agosto.

Procuradoria diz que explosão na Ossétia do Norte foi ataque terrorista.

Ao menos oito morrem em explosão e outras 20 ficaram feridas após explosão de um microônibus no centro de Vladikavkaz, capital da república russa da Ossétia do Norte.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir