Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Medvedev e Berlusconi falam sobre crise financeira
O primeiro-ministro da It�lia, Silvio Berlusconi, e o presidente da R�ssia, Dmitri Medvedev, conversam sobre a crise financeira global �s v�speras da c�pula do G20
Medvedev e Berlusconi falam sobre crise financeira
Foto: EFE/Alexander Zemlianichenko

Moscou, 6 nov (EFE).- O presidente da R�ssia, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro da It�lia, Silvio Berlusconi, se reuniram hoje para conversar sobre a crise financeira global �s v�speras da c�pula do G20, que acontece no dia 15 de novembro em Washington.

"Conversaremos sobre as �ltimas mudan�as, sobre nossas rela��es, a economia, sobre a crise financeira internacional e trocaremos opini�es sobre o que vamos tratar em Washington", declarou Medvedev ao receber Berlusconi no Kremlin.

Os dois l�deres, que conversaram a s�s antes da reuni�o das delega��es, realizam hoje a quinta rodada de consultas bilaterais de alto escal�o, durante a qual ser�o assinados v�rios acordos de coopera��o.

"Espero que com a assinatura destes acordos possamos dar uma resposta � crise que afeta a economia", declarou Berlusconi, que expressou a ambi��o da It�lia e de seu Governo de se transformar no "primeiro e mais importante parceiro da R�ssia, apesar da crise".

Medvedev e Berlusconi, que mostraram certo grau de intimidade, retransmitida em parte pela TV, anunciaram que tamb�m conversaram sobre as "mudan�as no sistema mundial e assuntos internacionais em evolu��o".

"Isto � especialmente importante considerando que a It�lia � o respons�vel por organizar a pr�xima c�pula do G8 (os sete pa�ses mais desenvolvidos do mundo e a R�ssia)", declarou Berlusconi.

Fontes do Kremlin tamb�m destacaram o fato de que a It�lia assumir� em 2009 a Presid�ncia rotativa da Uni�o Europ�ia (UE), o que � especialmente importante dias antes da pr�xima c�pula do bloco europeu com a R�ssia, em 14 de novembro em Nice (Fran�a).

A UE decide agora se retoma nesta c�pula as negocia��es sobre um acordo estrat�gico com a R�ssia, congeladas ap�s o conflito armado de agosto com a Ge�rgia, e para Moscou � mais importante o fato de Berlusconi ser seu maior advogado dentro da UE.

Uma fonte do Kremlin disse antes da reuni�o que Medvedev e Berlusconi falariam "de um novo sistema de seguran�a coletiva na Europa, da seguran�a e estabilidade no C�ucaso, das rela��es da R�ssia com a UE e a Organiza��o do Tratado do Atl�ntico Norte (Otan) e sobre a necessidade de criar uma nova arquitetura financeira mundial".

A It�lia � um dos principais parceiros comerciais da R�ssia na Europa, com quem a troca comercial alcan�ou US$ 36 bilh�es, e este ano j� soma US$ 35,7 bilh�es.

Segundo o Kremlin, durante as consultas ser� assinada uma s�rie de documentos, inclusive um acordo de coopera��o para as ado��es de crian�as, um protocolo de coopera��o cultural e um memorando de coopera��o no �mbito da luta contra o narcotr�fico.

Tamb�m ser� assinada uma declara��o de inten��es entre ag�ncia at�mica russa Rosatom e o Minist�rio da Economia da It�lia, assim como outros acordos de coopera��o.

Esta � a segunda reuni�o de Medvedev com Berlusconi este ano. Em julho os dois se encontraram durante a c�pula do G8 no Jap�o.

Medvedev e Berlusconi falam sobre crise financeira antes da c�pula do G20.

O primeiro-ministro da It�lia, Silvio Berlusconi, e o presidente da R�ssia, Dmitri Medvedev, conversam sobre a crise financeira global �s v�speras da c�pula do G20, que acontece no dia 15 de novembro em Washington.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir