Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Ex-assessor de Clinton aceita ser chefe de gabinete de Obama
Aos 48 anos, Rahm Emanuel foi aliado durante a campanha. Chefia de gabinete � um dos cargos mais pr�ximos do presidente.
Ex-assessor de Clinton aceita ser chefe de gabinete de Obama
Foto: John Gress/Reuters

O l�der da bancada democrata na C�mara de Representantes, Rahm Emanuel, aceitou ser o chefe de gabinete do presidente eleito dos Estados Unidos, informou nesta quinta-feira (6) a equipe de transi��o de Barack Obama.

O legislador � a primeira pessoa nomeada para um cargo dentro da administra��o de Obama, que tomar� posse em 20 de janeiro de 2009.

Emanuel, de 48 anos e considerado um grande conhecedor das engrenagens do Congresso americano, foi assessor do ex-presidente Bill Clinton e tamb�m um firme aliado de Obama.
A chefia de gabinete � uma posi��o importante na Casa Branca, pois seu titular se torna um dos conselheiros mais pr�ximos do presidente e geralmente pode decidir quem tem acesso � presid�ncia, enquanto desenvolve pol�ticas de administra��o.

O legislador, que tinha dito que faria considera��es pol�ticas e familiares antes de tomar uma decis�o sobre o convite para o cargo, ter� agora que renunciar � sua cadeira na C�mara de Representantes.

Politicamente, o deputado � considerado uma das estrelas em ascens�o dentro do Partido Democrata. Al�m disso, era, at� agora, visto como um poss�vel futuro presidente da c�mara baixa.

Emanuel, que dirigiu a bem-sucedida campanha dos democratas nas elei��es de 2006 para a C�mara de Representantes, ficou conhecido por sua lideran�a de estilo direto e, �s vezes, rude, que os republicanos algumas vezes consideraram excessivamente partid�ria.

O presidente eleito deixou claro que quer come�ar a montar sua equipe o mais r�pido poss�vel. A expectativa � que, ao longo dos pr�ximos dias, talvez at� antes do fim da semana, outros nomes sejam anunciados.

O primeiro deles pode ser o do futuro secret�rio do Tesouro, cargo para o qual est�o cotados o ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Paul Volcker e o do ex-secret�rio do Tesouro na era Clinton, Larry Summers.

Com o an�ncio quase imediato das nomea��es, Obama tenta evitar os erros de Clinton, que escolheu muitos dos principais membros de seu Governo a cinco dias de sua posse, motivo pelo qual sua equipe teve pouco tempo para receber todas as informa��es da Administra��o anterior.

Ex-assessor de Clinton aceita ser chefe de gabinete de Obama
Aos 48 anos, Rahm Emanuel foi aliado durante a campanha.
Chefia de gabinete � um dos cargos mais pr�ximos do presidente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir