Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-11-2008

DIA NACIONAL DA CULTURA
O Dia Nacional da Cultura foi comemorado em grande estilo no município de Itapemirim
DIA NACIONAL DA CULTURA
Foto: Arquivo Maratimba

O Dia Nacional da Cultura foi comemorado em grande estilo no município de Itapemirim. A Praça Barão de Itapemirim foi palco de inúmeras atividades culturais que tiveram início às 09h, só terminando após as 22h, no último dia 05 de novembro. Teatro, coreografias, show musical e biblioteca itinerante, além de várias outras atrações que planejamos, resultaram no sucesso absoluto que foi este movimento artístico inédito na região.

Recorde de público, seguindo o exemplo de 2005, quando em abril daquele ano realizamos a Gincana da Solidariedade com total apoio da prefeitura local, o feito se repetiu em dezembro de 2006 quando, ao almejarmos o lúdico, nos foi dada a oportunidade de trazermos para a cidade, o Auto de Natal na Praça Domingos José Martins, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Amparo e; em 2007, quando coordenamos o Festival de Teatro de Rua e de Palco, também com pioneirismo.

É preciso contribuir para com a cultura e que este seja dever de todos nós. Em muitas ocasiões podemos mostrar nossa manifestação artística. Exemplo disso, o Dia Nacional da Consciência Negra, quando, orgulhosamente Itapemirim conta com o Grupo de Jongo "Mestre Bento", movimento que o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, luta favorável à salvaguarda enquanto patrimônio imaterial do Brasil.

A diversidade cultural que invadiu a Pracinha da Câmara no último dia 05 proporcionou emoção aos alunos da Sociedade Pestallozzi de Itapemirim que não esconderam sua felicidade ao desenharem, cantarem no caraoquê, lerem livros e revistas participando ativamente da roda de leitura, dançarem e brincarem.

A participação dessas pessoas especiais nos propiciou contentamento, fato que se repetiu quando quatro internas da Casa Lar "Rainha Ester", ao apresentar a peça teatral "O Menino Sinaleiro", arrancou aplausos dos presentes, não antes, de arrancar lágrimas, tamanha a emoção vivida por uma das atrizes.

Já os estudantes da Escola Elvira Meale, sob a direção de Viviane Peçanha, também me deixou boquiaberto. A "Puxada de Rede", maravilhosamente representada por meninos e meninas que viveram personagens ‘pescadores’, foi muitíssimo bem acompanhada por uma equipe de talentos mirins nos tambores e casacas, onde o congo foi evidenciado e aplaudido, sob o forte som vocal do magnífico jovem intérprete que integra a Banda Praieiros.

Os alunos das escolas Anacleto Jacinto Ribeiro, Graúna, Narciso Araújo e Magdalena Pisa brilharam, enriqueceram a festa e mostraram que são artistas natos e que têm seu diferencial e seu potencial artístico, seja na corporação musical, seja na música, na dança, como brilharam os integrantes do Coral da Terceira Idade, da Banda Marcial Leopoldino Rocha, da Fanfarra Mirim "José Veiga da Silva" e da Comudi – Corporação Musical de Itapemirim "Douglas Marques Ramos".

Fechando com chave de ouro, após apresentação de marchinhas de carnaval, o Musical Nostalgia, com Carlos Butch e Jorge Califórnia, colocou a todos para sacudir a poeira e dançar vários ritmos, desde o bolero até o forró, passando pelos Anos 60, 70 e pelo samba. Muito mais virá por aí, não tenho a menor dúvida quanto a isso!
A população já pode aguardar, para breve, a montagem de um grupo de teatro que vai fazer a galera rir muito, além da criação do Grupo de Jongo Mirim, o Jonguinho. Antes, porém, não deixemos de prestigiar a agenda natalina promovida pela Municipalidade, onde, orgulhosamente teremos a participação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo em nossa Itapemirim no dia 04 de dezembro.

Valeu a pena termos entrado em contato com a Secult (Secretaria de Estado da Cultura) e com o maestro Helder há quase dois anos e aguardar ansiosamente, porque agora fomos presenteados com esta magnífica apresentação.

Parabéns à administração e, parabéns, principalmente, ao itapemirinense e a aquele que, como eu, escolhe esta terra para votar, morar, pagar seus impostos, enfim, para aqui VIVER, porquê quem aqui visita, apaixona-se pelas belezas naturais como as belíssimas praias da Gamboa, Itaipava e Itaoca (onde tive a felicidade de cumprir mais uma tarefa com êxito: lual poético) e pelas montanhas como o "Monte Aghá" e "O Frade e a Freira"!
Meu muito obrigado à prefeita Norma Ayub que acredita no meu potencial e confia no meu trabalho e, finalizando, afirmo: o evento somente foi sucesso porque a participação de amigos, parceiros e colaboradores como Angélica Rufino e Simone Beiriz, Luciá Sampaio e Aurinho, e a dedicação das ‘meninas’ da Biblioteca Pública Municipal e Enize, foram brilhantes. Essas pessoas não mediram esforços para unir as mãos à Secretaria Municipal de Cultura e oferecer ao munícipe, esse momento mágico de felicidade.

José Geraldo Oliveira


    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir