Categoria Economia  Noticia Atualizada em 11-11-2008

Lula negocia encontro com Obama
Presidente Lula � recebido com honras militares pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, no pal�cio presidencial em Roma
Lula negocia encontro com Obama
Foto: AP

Fernanda Nidecker

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva est� negociando um encontro privado com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, um dia antes da reuni�o de chefes de Estado do G20 no pr�ximo s�bado em Washington.

Segundo uma fonte do Itamaraty, n�o h� confirma��o ainda sobre a reuni�o, mas tanto assessores de Lula como de Obama j� teriam manifestado a inten��o de promover um encontro entre os dois.

Ainda segundo a mesma fonte, h� tamb�m a possibilidade de o presidente brasileiro se reunir com o presidente americano, George W. Bush, fora da reuni�o do G20 que discutir� solu��es para a crise financeira mundial.
Lula est� na It�lia para uma visita de Estado de quatro dias.

O presidente foi recebido na manh� desta segunda-feira pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, em uma cerim�nia no Pal�cio presidencial Quirinale.

Na ter�a-feira, Lula tem encontro marcado com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e a crise financeira mundial estar� no centro das conversas que o presidente com o premi�.

A��o coordenada
Segundo o Itamaraty, Lula e Berlusconi falar�o de propostas que ser�o apresentadas durante a reuni�o dos chefes de Estado do G20 (grupo dos 20 pa�ses mais industrializados do mundo mais os emergentes), no pr�ximo s�bado, em Washington, para discutir solu��es � crise financeira mundial.

O governo brasileiro vem defendendo uma a��o coordenada para enfrentar a crise, baseada em uma reforma do sistema financeiro internacional, na revis�o e na regula��o dos mercados financeiros.

Outra reivindica��o do Brasil � a amplia��o do G8 (grupo que re�ne as sete economias mais industrializadas do mundo mais a R�ssia) de modo a incluir os pa�ses emergentes.

Na quinta-feira, Lula ser� recebido pelo papa Bento 16, no Vaticano, onde assinar� o Acordo Brasil-Santa S�.

Lula segue na tarde de quinta-feira para Washington, onde participa da C�pula do G20 no dia 15.

Lula negocia encontro com Obama.

Presidente Lula � recebido com honras militares pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, no pal�cio presidencial em Roma. Na quinta-feira, Lula visita o Papa Bento 16 e quer agendar encontro com Barack Obama.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir