Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-11-2008

Sandinistas ganham 94 prefeituras na Nicarágua
Resultados oficiais provisórios apontam vitória sandinista em Manágua, nas eleições municipais realizadas neste domingo (9) na Nicarágua
Sandinistas ganham 94 prefeituras na Nicarágua
Foto: AP Photo/Esteban Felix

MANÁGUA (Reuters) - A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN, governista) conquistou 94 das 146 prefeituras em disputa nas eleições municipais de domingo na Nicarágua. A oposição denunciou fraudes e uma pessoa morreu num confronto entre militantes dos dois lados.

O presidente do Conselho Supremo Eleitoral, Roberto Rivas, anunciou que, de acordo com resultados preliminares, mas que incluem a quase totalidade dos votos, o partido do presidente esquerdista Daniel Ortega elegeu 94 prefeitos.

O Partido Liberal Constitucionalista (PLC, direitista) elegeu 46 prefeitos. Ainda há seis disputas indefinidas. Na capital, o ex-pugilista Alexis Argüello, da FSLN, lidera a apuração, com 51,3 por cento dos votos. O deputado Eduardo Montealegre, líder do PLC, tem 46,45 por cento.

Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas na segunda-feira na capital por causa dos violentos confrontos entre seguidores do governo e da oposição.

Centenas de oposicionistas atacaram seguidores de Ortega depois que Montealegre os conclamou a sair às ruas por causa de uma suposta fraude, sobre a qual, no entanto, não deu detalhes.

De acordo com a imprensa local, José Esteban Sandoval, 34 anos, foi baleado nos arredores da prefeitura de Manágua e morreu ao chegar ao hospital.

Sandinistas ganham 94 prefeituras na Nicarágua; confronto mata 1.

Resultados oficiais provisórios apontam vitória sandinista em Manágua, nas eleições municipais realizadas neste domingo (9) na Nicarágua; nesta segunda, apoiadores da aliança opositora liderada pelo PLC (Partido Liberal Constitucionalista) queimaram bandeira do partido sandinista.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir