Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Funcionários da Nissan fazem violento protesto em Barcelona
Trabalhadores da Nissan protestam em frente à sede da empresa em Barcelona contra o corte de funcionários anunciado pela diretoria
Funcionários da Nissan fazem violento protesto em Barcelona
Foto: Alberto Estevez/EFE

MADRI, 11 Nov 2008 (AFP) - Mais de mil trabalhadores da montadora japonesa Nissan organizaram uma manifestação contra um plano de 1.680 demissões que terminou com violência, nesta terça-feira, em frente à sede da companhia em Barcelona.

Os manifestantes - que eram mais de mil, segundo a mídia espanhola - bloquearam durante uma hora a Gran Vía de Barcelona, uma das principais avenidas da cidade. Ao chegar à sede da Nissan, vários deles começaram a jogar ovos, pedras e outros objetos contra a fachada do prédio.

A Nissan planeja demitir 40% dos trabalhadores de sua fábrica em Barcelona, em um projeto que prevê o corte de 1.288 empregos em 2008 e de 392 em 2009 em duas fábricas de Barcelona, segundo o plano apresentado nesta segunda-feira ao comitê da empresa.

"A crise econômica global causou uma queda dramática do volume industrial", e é uma dos motivos alegados pela Nissan para justificar a decisão de demitir tantos funcionários.

A crise financeira internacional, que na Espanha se somou a uma queda significativa do setor imobiliário, deixou o país à beira da recessão, com um crescimento negativo registrado no terceiro trimestre deste ano de -0,2%, segundo cifras provisórias do banco central espanhol.

Além disso, o desemprego aumentou 7,3% em outubro em relação ao mês anterior, chegando a 2,8 milhões de pessoas - 11,33% da população economicamente ativa - no terceiro trimestre de 2008.

A americana General Motors e a espanhola Seat também anunciaram cortes em sua folha de pagamento na Espanha por causa da crise.

Funcionários da Nissan fazem violento protesto em Barcelona contra demissões.

Trabalhadores da Nissan protestam em frente à sede da empresa em Barcelona contra o corte de funcionários anunciado pela diretoria; serão 1.288 demissões antes do final deste ano e mais 392 em setembro de 2009.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir