Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Paes anuncia secretário de Urbanismo
Sérgio Moreira Dias (à esquerda) foi anunciado por Eduardo Paes (centro) como secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro
Paes anuncia secretário de Urbanismo
Foto: Julio Trindade/UOL

Júlio Trindade
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro (RJ)

Revitalização do centro, da zona portuária e da Leopoldina, também na zona central. Estas foram as principais tarefas atribuídas pelo futuro prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao novo secretário de Urbanismo, Sérgio Moreira Dias. O anúncio do novo membro da futura gestão foi feito na manhã desta quarta-feira (12) na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, zona sul da cidade.

Moreira Dias, 42, é engenheiro formado pela UFRJ e foi autor do projeto Rio Orla em 1990, que criou as primeiras ciclovias da cidade. "A urbanização vai voltar a pautar a cidade e, para isso, trabalhará integrada com a secretaria de Obras", afirmou Paes, que no seu projeto de revitalização da zona portuária, pretende montar seu futuro Gabinete nesta área. "Fiz o convite ao Sérgio (Moreira) para montar seu gabinete lá comigo."

O futuro secretário de Urbanismo endossou as palavras de Paes em relação à necessidade de melhorias na região central da cidade. "Precisamos estimular as moradias próximas ao centro. Tem gente que perde 1h30 para ir e voltar do trabalho. Podemos fazer com que as pessoas façam o trajeto andando ou de bicicleta. Todas as grandes cidades do mundo valorizam sua área central."

Sérgio Moreira também afirmou o desejo de construir ciclovias margeando as linhas 1 e 2 do metrô.

Outros secretários
Eduardo Paes já anunciou 13 secretários para compor a sua gestão. Na última terça-feira (11), o PT ficou com duas secretarias: o deputado federal Jorge Bittar vai dirigir a Secretaria de Habitação, enquanto o diretor da Escola de Formação Política da Alerj, Marcelo Henrique da Costa, administrará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Paulo Jobim Filho coordenará a Secretaria de Administração da cidade, já o médico Fernando William Ferreira será o novo gestor da Secretaria de Assistência Social.

Para a Educação, quem assumirá será a paulista Cláudia Costin, enquanto Jandira Feghali (PC do B) ocupará a secretaria de Cultura. Eduardo Paes já havia confirmado também que o vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, controlará também a gestão da secretaria do Meio-Ambiente.

Muniz já esteve à frente, entre 1987 e 1990, da Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio-Ambiente) e comandou a Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas).

Além dele, o novo prefeito do Rio já tinha confirmado também a criação da Secretaria Especial para a Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos de 2016, que será dirigida por Ruy César Miranda Reis.

O primeiro nome escolhido por Paes foi o do deputado estadual Pedro Paulo (PSDB) para chefiar a Casa Civil. Em seguida, anunciou o diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, Hanns Dohmann, para a Secretaria de Saúde.

Rodrigo Bethlem foi nomeado para dirigir a Secretaria da Ordem Pública. O secretário de Transportes será o engenheiro da CET-Rio Alexandre Sansão Fontes.

Paes nomeou ainda o advogado Fernando dos Santos Dionísio para a Procuradoria Geral do Município.

Paes anuncia secretário de Urbanismo e afirma intenção de revitalizar o centro do Rio.

Sérgio Moreira Dias (à esquerda) foi anunciado por Eduardo Paes (centro) como secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro. Eles dão entrevista ao lado de Pedro Paulo, nomeado secretário da Casa Civil.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir