Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Insurgentes palestinos morrem em confronto com israelenses
Garoto tem sua casa danificada ap�s ataque de soldados israelenses, em Khan Yunes, n�o muito longe da barreira de seguran�a entre a faixa de Gaza e Israel
Insurgentes palestinos morrem em confronto com israelenses
Foto: Suhaib Salem/Reuters

da Folha Online

Quatro palestinos integrantes do grupo radical Hamas morreram em um embate armado contra soldados israelenses no setor de Qarara, perto da cidade de Khan Yunes, n�o muito longe da barreira de seguran�a entre a faixa de Gaza e Israel, confirmou um porta-voz do Ex�rcito israelense. O Hamas confirmou que os quatro eram integrantes de seu bra�o armado, as Brigadas de Ezedin al Qassam.

Segundo testemunhas, os ativistas armados morreram na s�rie de bombardeios a�reos que acompanharam uma incurs�o por terra realizada por mais de 40 soldados israelenses. Esse grupo agiu apoiado por tr�s tanques e helic�pteros de reconhecimento, relatam testemunhas �s ag�ncias de not�cias.

Tropas israelenses cercaram os insurgentes palestinos que vigiavam a fronteira, disseram fontes da seguran�a palestina.

Uma porta-voz militar israelense disse que o choque ocorreu quando soldados identificaram "um grupo de homens armados que se aproximava da cerca de seguran�a com inten��o de colocar uma bomba". Conforme o Ex�rcito de Israel, os quatro homens realmente lan�aram bombas contra os soldados, deixando um deles ferido. Depois do ataque foi que o embate invadiu a faixa de Gaza, ainda conforme Israel.

Nesta quarta-feira, houve ao menos mais uma viola��o ao fr�gil cessar-fogo que o Hamas e Israel mant�m, em Gaza, desde junho passado. Soldados israelenses retiraram moradores de uma casa que, logo depois, foi atingida por um m�ssil terra-terra.

O cessar-fogo, atualmente, passa por um de seus piores momentos. H� uma semana, o Ex�rcito israelense realizou uma incurs�o para destruir um t�nel subterr�neo e matou seis insurgentes do Hamas. Essa invas�o desencadeou uma espiral de ataques e contra-ataques que provocou a morte de outro palestino e uma chuva de foguetes artesanais disparados pelas mil�cias em Gaza contra o sul de Israel.

O cessar-fogo deve durar ao menos seis meses, a contar de junho passado, com media��o eg�pcia.

Com Efe e France Presse

Insurgentes palestinos morrem em confronto com israelenses em Gaza.

Garoto tem sua casa danificada ap�s ataque de soldados israelenses, em Khan Yunes, n�o muito longe da barreira de seguran�a entre a faixa de Gaza e Israel. Quatro palestinos integrantes do Hamas morreram no embate.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir