Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Força africana poderá intervir no Congo
Grávidas refugiadas fazem fila para receber kits de auxílio em Kibati, ao norte de Goma, no leste da República Democrática do Congo
Força africana poderá intervir no Congo
Foto: Yasuoshy Chiba/AFP

Luanda, 12 nov (Lusa) - Forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) poderão intervir no conflito da República Democrática do Congo (ex-Zaire), afirmou nesta quarta-feira o secretário executivo angolano das Relações Exteriores, George Chikoti, em declarações à Rádio Nacional.

"A SADC já tem um mecanismo de alerta que pode ser chamado. E, para este efeito, é necessário que se possa analisar como é que a SADC vai colocar a missão em comando no terreno", disse Chikiti.

No final de uma reunião em Bruxelas com representantes do órgão de paz e segurança da SADC e a União Européia, Chikoti disse que foi discutido também o tipo de apoio que a União Européia deverá prestar em caso de intervenção das forças da SADC no Congo.

O secretário executivo do Ministério de Relações Exteriores de Angola disse ainda que durante o encontro foram tratadas "profundamente" as questões do Congo (Brazzaville), da República Democrática do Congo e do Zimbábue.

Tropas angolanas

Depois de rebeldes congoleses terem afirmado na última terça-feira que forças angolanas estavam em combate ao lado de forças regulares do Congo, fonte do Ministério das Relações Exteriores angolano negou a informação à Lusa nesta quarta-feira.

Segundo a fonte, Luanda "só admitiria um envolvimento" no conflito que opõe o general rebelde Laurent Nkunda a Kinshasa se estiver ligada a organizações regionais e internacionais. Angola faz parte da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Força africana poderá intervir no Congo, diz político angolano.

Grávidas refugiadas fazem fila para receber kits de auxílio em Kibati, ao norte de Goma, no leste da República Democrática do Congo. O secretário executivo angolano das Relações Exteriores, George Chikoti, afirmou que as forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) poderão intervir no conflito entre rebeldes e o exército no país.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir