Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Operações policiais deixam seis mortos e cinco feridos
Operações policiais deixam seis mortos e cinco feridos em morros do Rio em operações de combate ao tráfico.
Operações policiais deixam seis mortos e cinco feridos
Foto: AP Photo/Ricardo Moraes

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online
Uma operação da Polícia Civil no morro do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, zona sul do Rio, nesta quarta-feira, já deixa quatro mortos --entre eles um morador da favela que não tinha envolvimento com criminosos da comunidade. Outra operação, na favela Pára-Pedro, no bairro do Colégio (zona norte), feita pela Polícia Militar, deixou dois mortos na manhã de hoje.

No Pavão-Pavãozinho, a operação é feita desde as 9h para prender traficantes suspeitos de envolvimento em assaltos a turistas e investigar denúncias de desvio de materiais das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na favela.

De acordo com policiais do Core (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil), o morador morto durante o tiroteio com traficantes ainda não foi identificado. Ele estava na linha de tiros entre os criminosos e a polícia, segundo o Core.

Outras três pessoas foram baleadas durante a ação --duas delas no tórax e outra no pescoço. As vítimas estão internadas em estado grave no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea (zona sul), segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A Polícia Civil informou que ainda não tem conhecimento se os baleados são traficantes. Dois policiais foram atingidos por estilhaços de granada. Eles passam bem e devem ser liberados ainda na tarde desta quarta.

Policiais da Core afirmaram que traficantes roubam materiais de construção --como cimento e tijolo-- para construir suas casas. Quando a polícia chegou ao galpão das obras do PAC no morro, moradores tentaram invadir o local. Um dos carros da polícia foi depredado e policiais jogaram spray de pimenta contra os moradores e detiveram alguns deles, mas ninguém foi encaminhado para a delegacia.

A polícia permanecia no morro até aproximadamente 15h30. Durante à tarde, não houve registro de tiroteio, mas o clima é tenso. Moradores aguardam a saída dos policiais na entrada do morro, na rua Sá Ferreira, para poderem voltar para suas casas.

Pára-Pedro

Na favela do Pára-Pedro, a operação é feita por policiais militares. Os nomes dos dois suspeitos mortos também não foram confirmados.

Durante os trabalhos, duas pistolas foram apreendidas.

Cidade de Deus

Nesta quarta, pelo segundo dia, a PM mantém ocupação na Cidade de Deus (zona oeste). Com isso, 7.730 crianças e jovens permanecem sem aula. As 13 escolas e três creches públicas na favela e no entorno permanecerão fechadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.

Com o objetivo de reprimir as atividades do tráfico de drogas e da milícia, a ocupação na Cidade de Deus começou na manhã de terça-feira (11), e os policiais ocuparam sete pontos da favela que eles afirmam ser de tráfico de entorpecentes. Foram apreendidas 20 máquinas de caça-níqueis, que, conforme as investigações, eram de milicianos que também agiam na comunidade. Dois supostos traficantes morreram em tiroteio com a polícia.

Operações policiais deixam seis mortos e cinco feridos em morros do Rio.

Operações policiais deixam seis mortos e cinco feridos em morros do Rio em operações de combate ao tráfico.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir