Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-11-2008

Criminosos seqüestram diplomata iraniano no Paquistão
Imagem mostra o enterro de um policial morto durante o seqüestro do diplomata iraniano Hashmatullah Atharzadeh em Peshawar, no Paquistão.
Criminosos seqüestram diplomata iraniano no Paquistão
Foto: Ali Imam/Reuters

da Folha Online

Criminosos seqüestraram o diplomata iraniano Hashmatullah Atharzadeh em Peshawar, no Paquistão, nesta quinta-feira.

O Consultado do Irã em Peshawar informou que o diplomata seguia para o trabalho quando teve o carro atacado por homens armados. O policial que o escoltava foi morto. "Escutei os tiros, corri e vi o corpo do guarda no chão. Àquela altura, Atharzadeh já havia sido levado", disse à agência Reuters Abid Hussain, vizinho do diplomata.

Há suspeitas acerca do crime recaíram sobre o Taleban e outros grupos muçulmanos sunitas, como a Al Qaeda.

O seqüestro ocorre apenas um dia depois do voluntário americano Stephen Vence ter sido assassinado na mesma região, em circunstâncias similares. Ele viajava por uma estrada na região de Peshawar quando criminosos abordaram o carro, ainda em movimento, atiraram no motorista e, em seguida, atiraram em Vence. As duas vítimas morreram.

No final de agosto passado, homens armados atacaram um carro com três funcionários do Consulado dos Estados Unidos em Peshawar. Os funcionários saíram ilesos.

Também em Peshawar, no último dia 22 de setembro, o cônsul-geral afegão no Paquistão Abdul Khaliq Farahi foi seqüestrado.

Peshawar é a última cidade paquistanesa na rodovia que leva ao Afeganistão.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA Robert Wood afirmou que o consulado do país em Peshawar enviou uma notificação aos funcionários pedindo que eles fiquem em casa ou em seus escritórios até novo aviso.

Com France Presse e Reuters

Criminosos seqüestram diplomata iraniano no Paquistão.

Imagem mostra o enterro de um policial morto durante o seqüestro do diplomata iraniano Hashmatullah Atharzadeh em Peshawar, no Paquistão.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir