Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 13-11-2008

Atentado suicida no Afeganistão mata dez civis e um soldado
Soldados americanos passam por veículo destruído por um ataque suicida com carro-bomba cometido nesta quinta-feira contra um comboio militar americano
Atentado suicida no Afeganistão mata dez civis e um soldado
Foto: Rahmat Gul/AP

colaboração para a Folha Online

Ao menos dez civis e um soldado americano morreram em um ataque suicida com carro-bomba cometido nesta quinta-feira contra um comboio militar americano na região leste do Afeganistão. O ataque foi assumido pelo grupo insurgente Taleban.

No ataque, ao menos outras 55 pessoas, todas civis, ficaram feridas. Conforme as autoridades, um carro-bomba se aproximou do comboio que patrulhava a região de Jalalabad, em uma estrada para Torkham, no momento em que explodiu. O local fica na Província de Nangarhar, no leste do Afeganistão e perto da fronteira com o Paquistão.

O atentado ocorreu perto de uma feira livre. Na explosão, nove civis que estavam próximos morreram na hora e outro garoto de 13 anos morreu no hospital, para onde os feridos foram levados. O comando dos Estados Unidos confirmou mais tarde que um soldado americano morreu quando era transportado para um hospital.

O Taleban, que assumiu a autoria do atentado, disse que o alvo eram dois tanques americanos para que todos os seus ocupantes morressem.

O aumento de ataques contra civis e forças militares traz preocupação às autoridades sobre o sucesso dos esforços para trazer paz e desenvolvimento ao país. Após o ataque, o Ministério do Interior, por meio de seu porta-voz Zemarai Bashary, condenou a ação do Taleban.

"Os inimigos do Afeganistão cometeram outro ato bárbaro", disse Bashary, referindo-se ao Taleban e às suas ligações com a rede terrorista Al Qaeda.

O Afeganistão enfrenta neste ano a pior fase de violência desde que o Taleban foi deposto do poder pela invasão americana em 2001. Ontem, ao menos seis pessoas morreram e 42 ficaram feridas em um atentado suicida executado na cidade de Candahar, no sul do país.

A Otan mantém 48 mil soldados da Força de Assistência para a Segurança (Isaf), sendo 18 mil deles norte-americanos, que têm mandato da ONU, no Afeganistão. Outros 15 mil americanos do Exército dos EUA cumprem missão no país, nomeada "Liberdade Duradoura".

Com Efe, France Presse e Associated Press

Atentado suicida no Afeganistão mata dez civis e um soldado.

Soldados americanos passam por veículo destruído por um ataque suicida com carro-bomba cometido nesta quinta-feira contra um comboio militar americano na região leste do Afeganistão. Ao menos dez civis e um soldado americano morreram.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir