Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-11-2008

Conflito no Congo pode estar se internacionalizando
Dois meninos carregam �gua sobre a cabe�a debaixo de chuva, nos limites de Goma, no leste do Congo
Conflito no Congo pode estar se internacionalizando
Foto: Karel Prinsloo/AP

Apesar da negativa de v�rios pa�ses da regi�o, h� fortes ind�cios de que for�as estrangeiras estejam envolvidas nos conflitos no leste da Rep�blica Democr�tica do Congo.

Jornalistas no leste da Rep�blica Democr�tica do Congo disseram que at� um quarto das for�as que lutam ao lado do general dissidente, Laurent Nkunda, s�o ruandesas.

Alguns soldados at� teriam dito ter recebido seus soldos do Ex�rcito ruand�s.

Outras informa��es apontam para a presen�a de soldados angolanos e zimbabuanos na regi�o.

"Guerra Mundial da �frica" A possibilidade despertou temores de uma repeti��o de uma guerra que durou de 1998 a 2003 no Congo, e envolveu oito pa�ses da regi�o, tornando-se conhecida como a "Guerra Mundial da �frica".

Na �poca, for�as do governo congol�s, apoiadas por soldados de Angola, Zimb�bue e Nam�bia combateram rebeldes do Congo apoiados por Uganda, Ruanda e Burundi.

As evid�ncias parecem sugerir que a hist�ria pode se repetir. A eventual presen�a de soldados ruandeses nas for�as rebeldes tutsis congolesas j� vem sendo noticiada h� algumas semanas. Ao mesmo tempo, surgiram relatos de moradores da capital regional, Goma, de que entre as for�as do governo congol�s est�o soldados angolanos - s�o militares que n�o falam nenhuma das l�nguas locais e se comunicavam em portugu�s.

Especialistas dizem, contudo, que estas evid�ncias n�o s�o conclusivas, pois alguns soldados congoleses, inclusive um grupo conhecido como Tigres Katangueses, lutaram em Angola durante a guerra civil no pa�s e conversam, com freq��ncia, em portugu�s.

Apesar disso, h� ind�cios de que soldados do Zimb�bue estejam envolvidos. Um desertor do Ex�rcito disse � BBC que integrava a for�a que permaneceu no Congo depois do fim da �ltima guerra, em 2003.

"Alguns soldados zimbabuanos foram deixados no Congo durante a retirada das for�as aliadas. H� cerca de 250 soldados que ficaram para tr�s sem o conhecimento de outros pa�ses", afirmou o desertor, que n�o quis ter sua identidade divulgada.

SADC O governo angolano nega ter enviado tropas para o Congo, embora afirme que apoiaria o governo caso receba um pedido neste sentido da organiza��o regional SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da �frica Austral).

Ruanda negou reiteradamente ter enviado soldados para o Congo, mas declara��es semelhantes foram feitas durante os est�gios iniciais da �ltima guerra - e ningu�m duvida que tropas estrangeiras tiveram um papel-chave no conflito.

Nestas circunst�ncias, n�o � de surpreender que o secret�rio-geral das Na��es Unidas, Ban Ki-moon, tenha advertido que o conflito pode envolver o resto da regi�o.

Conflito no Congo pode estar se "internacionalizando".

Dois meninos carregam �gua sobre a cabe�a debaixo de chuva, nos limites de Goma, no leste do Congo. Apesar da negativa de v�rios pa�ses da regi�o, h� fortes ind�cios de que for�as estrangeiras estejam envolvidas nos conflitos entre rebeldes tutsi e o ex�rcito no pa�s.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir