Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-11-2008

Californianos voltam para casa após incêndios
Mais de 800 casas foram destruídas no sul do Estado americano da Califórnia e cerca de 20 mil pessoas são forçadas a deixar suas casas com o avanço de incêndios florestais na região.
Californianos voltam para casa após incêndios
Foto: David McNew/Getty Images/AFP

Por Dan Whitcomb e Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - Milhares de moradores do sul da Califórnia voltaram na segunda-feira para suas casas - ou para as cinzas e destroços que restaram depois de um fim de semana de incêndios alimentados pelo vento e o calor. Outros encontraram seus lares miraculosamente intactos.

"Foi realmente difícil quando chegamos aqui. Foi chocante, ficamos todos chorando", contou à Reuters Brittney Fowler, 23 anos, que recolhia pertences entre os destroços da casa grande e moderna da sua família na localidade de Yorba Linda, Condado de Orange.

Os ventos e as temperaturas acima dos 30 C devem diminuir na segunda-feira. Na noite de domingo, ainda havia vários focos de incêndio, espalhando uma espessa fumaça num raio de 40 quilômetros.

Desde a noite de quinta-feira, o fogo já consumiu 8.000 hectares nos morros ao norte de Los Angeles, nos cânions do Condado de Orange, a sudeste, e na localidade de Montecito, reduto de celebridades perto de Santa Barbara, ao norte. Entre as cerca de mil residências destruídas há desde modestos trailers até mansões milionárias.

No domingo, as autoridades começaram a autorizar a volta de mais de metade das cerca de 50 mil pessoas que haviam sido retiradas de suas casas. Mas os bombeiros disseram que o controle total das chamas ainda vai levar vários dias.

Não há relatos de mortos ou feridos graves, nem informações sobre as causas do incêndio. O sul da Califórnia enfrenta uma seca de dois anos, e o crescimento populacional dos últimos 20 anos substituiu o mato seco dos subúrbios por condomínios habitacionais.

Ao lado de muitas casas reduzidas a cinzas, outras permaneciam intactas.

Fowler contou que conseguiu salvar dois cães, uma tartaruga e algumas fotos antes de fugir com sua família, quando o telhado começou a pegar fogo. "Dava para sentir o calor e ver brasinhas voando, e aí dissemos: "Temos de ir embora". Fiquei olhando ao redor, pensando: "Vou sentir saudades da casa"", disse ela no domingo.

Como muitas vítimas. Fowler pensa em reconstruir a casa - um sentimento ecoado pelo prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, que no domingo declarou a jornalistas: "Vamos reconstruir, não se enganem a respeito disso."

Californianos voltam para casa após incêndios e encontram cinzas.

Mais de 800 casas foram destruídas no sul do Estado americano da Califórnia e cerca de 20 mil pessoas são forçadas a deixar suas casas com o avanço de incêndios florestais na região.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir