Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2008

Tempo fica instável em São Paulo
Forte chuva cai em São Paulo na segunda-feira; tempo fica instável na capital paulista e chuva deixa pontos de alagamento.
Tempo fica instável em São Paulo
Foto: Eduardo Anizelli/Folha Imagem

da Folha Online

O tempo permanece instável em São Paulo na tarde desta segunda-feira. Por volta das 14h20, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura registrava chuva com intensidade moderada na região central da cidade. Pela manhã, a chuva que atingiu a cidade deixou alagamentos, mas não impediram a passagem dos veículos.

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo hoje deixou em estado de atenção as marginais Tietê e Pinheiros, o centro e as zonas norte, leste e oeste. A escala usada pelo CGE passa por observação, atenção, alerta e alerta máximo.

O órgão registrou dez pontos de alagamento na cidade, mas nenhum impediu a passagem dos veículos. Por volta das 14h30, oito ainda ocupam vias, segundo o órgão. Veja os locais:

- avenida Antonio Munhoz Bonilha, altura da avenida Nossa Senhora do Ó;

- rua Camoi, altura do número 20;

- praça Paschoal Martins, altura da avenida Marquês de São Vicente;

- avenida Olavo Fontoura, altura do número 1.209, sentido Santana;

- avenida das Nações Unidas, sentido Castello Branco, altura da rua Professor Campos de Oliveira;

- avenida 23 de Maio, sentido aeroporto, altura do número 272;

- avenida Rio Branco, sentido centro, altura do número 687;

- avenida Conde de Frontin, sentido centro, altura do viaduto Dona Matilde.

Para hoje, a previsão é de nebulosidade e chuvas fracas. Amanhã, o tempo deve permanecer nublado, com chuvas fracas, mas ocorrem períodos de melhoria no decorrer do dia.

Chuva

As chuvas são provocadas, principalmente, por umidade trazida por uma zona de convergência do Atlântico Sul, que se desloca desde a Amazônia até o oceano. "É um dos principais sistemas meteorológicos que causam chuvas nesta época do ano", afirmou Olívio Bahia do Sacramento Neto, meteorologista do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão federal ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Estudos Espaciais).

Apesar de grande influência nas chuvas, essa faixa de nebulosidade não é o único motivo para a criação de áreas de instabilidade.

"Frentes frias também podem influenciar no clima", afirma Franco Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com ele, um sistema acaba alimentando o outro ou se chocando e provocando o aumento da umidade.

Tempo fica instável em São Paulo; chuva deixa pontos de alagamento.

Forte chuva cai em São Paulo na segunda-feira; tempo fica instável na capital paulista e chuva deixa pontos de alagamento.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir