Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-11-2008

Governo assina parceria do SUS com hospitais filantrópicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com o governador de SP, José Serra (PSDB), durante cerimônia do SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo
Governo assina parceria do SUS com hospitais filantrópicos
Foto: Alex Almeida/Folha Imagem

THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) assinou convênio nesta segunda-feira com cinco hospitais filantrópicos de São Paulo e um de Porto Alegre para ajustar projetos de parceria das instituições com o SUS (Sistema Único de Saúde). Ao todo, serão 114 projetos em três anos com a atuação dos hospitais considerados centros de excelência no SUS.

A intenção do ministério é qualificar os serviços prestados aos usuários do sistema público por meio destes projetos com as instituições que, para Temporão, são "patrimônio do país".

"Ao contrário do que se possa pensar, algumas pessoas têm uma visão um pouco equivocada, esses hospitais são patrimônio do país, eles não são hospitais privados [...]. São patrimônio do Brasil", afirmou.

Na solenidade de hoje, que aconteceu no HCor (Hospital do Coração) em São Paulo, assinaram o termo os hospitais Sírio Libanês, Oswaldo Cruz, Samaritano, Hcor, Albert Einstein e Associação Hospitalar Moinhos de Vento.

Segundo Temporão, ao todo, o governo pretende envolver 257 hospitais filantrópicas e santas casas no processo.

Entre os projetos que o ministério pretende implantar por meio da parceria com os hospitais filantrópicos é a implantação de centros de transplantes em regiões em que não há esse tipo de serviço.

"Podemos classificar como uma inovação para valer das relações entre o poder público e um conjunto de hospitais brasileiros que se destacam pela sua qualidade, pela sua competência, por seu prestígio aqui e fora do Brasil", disse Temporão.

Além do ministro, participaram da solenidade o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito da cidade, Gilberto Kassab.

Governo assina parceria do SUS com hospitais filantrópicos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com o governador de SP, José Serra (PSDB), durante cerimônia do SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo. A ministra Dilma Rousseff também participou do evento.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir